Vereadores prestigiam reunião almoço com vice-governador do Estado

04/05/2016 15:27:00

A Câmara de Vereadores esteve representada na reunião almoço da Associação Comercial e Industrial de Carazinho – ACIC, nesta quarta-feira. O evento contou a presença do vice-governador do estado José Paulo Dornelles Cairoli que expôs a situação do governo e projetos futuros.

Na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades municipais e regionais, em especial os vereadores Alaor Tomaz, Anselmo Britzke, Eduardo Assis e Otto Gerhardt.

O vice-governador recebeu da associação uma carta aberta com diversas reivindicações do município para o Governo Estadual. Depois de lido todas as demandas alavancadas pela entidade, Cairoli respondeu publicamente a cada solicitação.

Durante o evento, houve a formação da mesa principal com a presença do presidente da ACIC Jocélio Cunha, presidente do conselho deliberativo da entidade Milton Schmitz, vice-governador José Paulo Cairoli, prefeito municipal Renato Süss e presidente da câmara Anselmo Britkze. Na sequência foram dadas boas vindas através do presidente da ACIC e pelo prefeito municipal e dado início a palestra do vice-governador.

O tema da palestra foi “Desafio do RS: transformar crise em oportunidade de crescimento” , onde o vice governador pode iniciou pelo estado que dá certo e o que não certo. Segundo ele o que dá certo é o setor privado, o agronegócio, a sociedade que funciona, as indústrias, comércio e os serviços que geram emprego e renda. O que dá errado é a máquina pública, a burocracia, a falta de recursos e a dívida.

Em seguida relatou que o RS é o estado que mais deve no Brasil e que vem de uma “herança maldita” de anos, é o último em capacidade de investimento e neste cenário, governa-se com o cheque especial. Mostrou os dados da previdência onde 44,86% trabalham para sustentar 55,14% - “não fecha”.

Da mesma forma ressaltou que esta crise política, ética e financeira que está atingindo o país permite a atual gestão a fazer o diferente todos os dias. Apresentou diversos projetos já aprovados e outros que estão na assembleia Legislativa para aprovação e que visam melhor o estado não para três anos e sim, pensando além.

Ao final, a reunião foi encerrada pelo presidente do conselho deliberativo da ACIC que agradeceu ao vice-governador pela explanação da situação do governo e ressaltou a importância de se rever a implantação dos pedágios que se tinha no passado, onde onerava os motoristas e não se teve benefício alguns durante os últimos 15 anos.