Nelson Loeff apresenta projeto reestruturação da saúde no município

Como de costume na última segunda feira do mês a Câmara abre espaço para membros da comunidade realizarem seus pronunciamentos e debaterem assuntos de interesse público com os vereadores em plenário. Interessados em realizar a inscrição para os pronunciamentos na tribuna do povo devem procurar o diretamente o Diretor de Expediente e seguir o tramite regimental.

Na sessão do dia 26, o Secretário do Desenvolvimento Nelson Loeff e sua Assessora Anelise Almeida apresentaram a reestruturação proposta á saúde pública do município.

A equipe buscou em diversas cidades embasamento para propor a melhor solução à saúde  no município, dentre as cidades visitadas destacaram-se  Erechim-RS,  Santa Rosa-RS e Francisco Beltrão-PR.

Após obter estas informações foram visitadas todas as unidades de ESF do município para que fosse possível realizar um confronto da saúde que está se oferecendo com os modelos visitados aliando o que se coletou de melhor de cada sistema. Encima deste material  a equipe  montou o Plano de Reestruturação da Saúde no município.

Loeff apresentou aos vereadores o novo organograma funcional da Secretaria municipal da Saúde que contempla todos os serviços oferecidos. Toda estrutura fica subordinada ao Gestor possuindo como braço direito as diretorias  Executiva, Administrativa, Técnica e de Vigilância em Saúde.  Nesta estrutura será criado o cargo de Diretor de Vigilância em Saúde e o Cargo de Diretor Executivo. As outras duas diretorias já existiam no quadro de funcionários da SMS, e somente serão remodeladas quanto a suas atribuições.  O principal objetivo desta nova estrutura é dividir as responsabilidades e delegar poderes aos diretores.

Por fim o consultor Nelson Loeff, ressaltou que o projeto esta em constante aprimoramento e que se estuda inclusive  a terceirização de alguns serviços como o de transporte. A equipe responsável pelo projeto  esteve em Soledade-RS verificando como funciona o serviço de transporte que é terceirizado neste município.

Após o término do pronunciamento da equipe da saúde, que se estendeu em torno de quarenta minutos por solicitação do líder de governo, devido à importância de se dar conhecimento as alterações propostas aos vereadores de que forma está se trabalhando a saúde dos carazinhenses. Gerou-se uma polêmica no plenário, pois um grupo de professores alegava ter se inscrito para fazer uso da tribuna. No expediente da reunião não constava em pauta este esta inscrição.  Pois o tramite legal para protocolo do pedido não foi respeitado. Diante da desordem gerada no plenário o Presidente Jarré Interrompeu os trabalhos da noite e convocou os vereadores para dar continuidade a sessão ordinária na sexta feira dia 30 ás 10h.

Na sexta feira foi dada continuidade a sessão sendo aprovados todos os projetos, moções e requerimentos em pauta por unanimidade.