Vereador busca reativação do Centro da Juventude no bairro Santa Terezinha

O vereador Estevão De Loreno procurou o padre Arnildo Fritzen da Paróquia Nossa Senhora de Fátima para saber do Centro da juventude que não vem atendendo mais as crianças do bairro Santa Terezinha.  O encerramento das atividades fez com que moradores procurassem o vereador Daniel Weber e ele a fim de que as crianças voltem a ser atendidas pela Cáritas.

Durante a reunião o presidente do bairro Santa Terezinha Aureo Pedrotti dos Santos se fez presente e mencionou as cobranças que são feitas a ele todos os dias por pessoas da comunidade, em especial, dos pais que tinham seus filhos atendidos pelo centro.

O padre relatou que há 30 anos a Cáritas paroquial têm trabalhado com os dois centros da juventude, um no bairro São Sebastião e outro na Santa Terezinha. Segundo relatado por ele, os centros eram mantidos por alemãs que mandam dinheiro para a cáritas de Passo Fundo e esta repassava as  demais de sua abrangência. “Durante 28 anos as crianças confeccionaram cartas e mandavam para a Alemanha como forma de agradecimento, essa comunicação acontecia, porém nos últimos dois anos o dinheiro repassado foi diminuindo, isso porque estas pessoas ajudam países em vulnerabilidade social, como o Brasil não está em extrema pobreza, eles têm direcionado o dinheiro para países como a África” relatou o padre.

Além disso, o que também prejudicou a manutenção dos centros foi o atraso no repasse do Governo Federal, que ocorria anualmente pela assistência social. Sendo assim, desde outubro do ano passado a Igreja decidiu pelo encerramento das atividades, pois ela por si só não tinha condições de manter profissionais como psicólogo e assistente social para dar continuidade no trabalho.

Porém, padre Arnildo afirmou que em momento nenhum se pensou em abandonar as crianças e sim, buscar alternativa para que elas não ficassem desamparadas. “Nós buscamos a prefeitura e fomos muito bem recebidos lá, tanto que conseguimos resolver o problema da Bastico (São Sebastião), onde a secretaria de educação irá fazer uma escola integral, oferecendo serviço às crianças e usando o nosso espaço”, relatou o padre. Contudo, o mesmo não pode ser realizado na Santa Terezinha, pois lá há uma creche com vagas, o que não permite a secretaria de educação tomar a mesma medida. Sendo assim, ficou a cargo da secretaria de assistência social elaborar um programa para atender a essa demanda.

Segundo o padre da paróquia de Fátima, o programa ainda está em estudo e que inclusive se pensou em usar o espaço do CMEP para que as atividades pudessem ser desenvolvidas lá, porém, se tornou inviável o deslocamento de quase 70 crianças do bairro até lá. Mas garantiu que está sendo pensando em algo, “já conversamos com os pais, pois não depende de nós, o que nos prejudicou foi a troca de secretária no setor, estamos aguardando um encaminhamento” afirmou o padre Arnildo.

Após o relato do padre, o vereador Estevão De Loreno propôs uma reunião na prefeitura com a presença da secretária de educação, assistência social e o prefeito para que possa dar celeridade na elaboração do processo. Também convidou os moradores do bairro, através do presidente que estava presente, para que seja apontada uma solução e as crianças não fiquem desatendidas.