Conheça os pontos de entrega voluntária de resíduos

A Câmara de Vereadores recebeu através da ouvidoria um questionamento referente aos pontos de entrega voluntária de resíduos PEVS e quais os locais centrais em que os mesmos estão localizados. Diante da dúvida levantada, foi entrado em contato com o departamento municipal de meio ambiente.

A informação repassada é de que em Carazinho há a coleta de pilhas e baterias em locais como Câmara de Vereadores, mercados e no departamento. O óleo de cozinha pode ser levado até ao departamento que eles dão o destino correto. Já os pneus que não podem mais ser utilizado devem ser entregues na empresa em que foi feita a troca pelos novos, assim, empresas cadastradas fazem a coleta e lavam até o ecoponto localizado na secretária de obras.

É importante que a comunidade se conscientize na prevenção do meio ambiente e evite água parada em pneus. Fazer o descarte legal ajuda no meio ambiente e na prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

As pessoas que têm dúvidas podem entrar em contato com a câmara de vereadores através do site www.camaracrz.rs.gov.br no item comunicação – ouvidoria. O email chega até o servidor público da área de informática que fornece as informações solicitadas.

O que são PEVs?

Os PEVs (postos de entrega voluntária) ou LEVs (locais de entrega voluntária) são uma alternativa para a realização do recolhimento de materiais urbanos recicláveis. São criados pela prefeitura e estão instalados em diversas cidades, com o objetivo único de diminuir a quantidade de lixo descartado em locais públicos, terrenos baldios e córregos. Evitando assim a proliferação de doenças, enchentes e de animais que são atraídos pelo acúmulo de lixo.

Todos os resíduos recolhidos são encaminhados a diferentes recicladoras da prefeitura. O material pode ser utilizado na fabricação de blocos de concreto e na pavimentação de ruas. Ou encaminhados para usinas especializadas na produção de agregados reciclados (material utilizado na produção de diversos pré-moldados).