Vereador propõe legislação para aplicações de multas a residências com focos do mosquito da dengue

O vereador Daniel Weber protocolou na noite de ontem uma indicação ao Executivo Municipal solicitando a criação de legislação especifica para aplicações de multas e sanções aos contribuintes que possuem residências no município, uma vez que nestas residências for encontrado recentemente o foco do mosquito aedes aegypti.

A preocupação do vereador surgiu principalmente após participar de um dos mutirões que ocorreu nos bairros através da secretaria da saúde, com apoio das demais secretarias do governo para acabar com os focos do mosquito na cidade. Ao acompanhar os trabalhos, Daniel se viu preocupado com a quantidade de lixo que as pessoas acumulam ou jogam nos terrenos baldios e por isso fez a indicação prevendo até sanções as pessoas que não se preocupam com o bem estar de toda uma comunidade.

Nos últimos dias, ocorreram no município diversas ações dos agentes de combate de endemias, porém a comunidade deve se conscientizar que a responsabilidades destes agentes é de prevenir e alertar e não têm o papel de limpar o pátio das pessoas, “estão fazendo hoje porque é uma prioridade, não podem deixar passar, porém deve haver uma forma de responsabilizar o descaso de algumas pessoas”.

A proposição do vereador é de que seja criada uma lei que puna os moradores que não cuidam do seu pátio, “locais que já foram vistoriados e constatados focos do mosquito mais de uma vez deve receber sanções e multas com a pretensão de eliminar o foco, caberá ao proprietário a responsabilidade pela preservação e manutenção do local” enfatizou.

Durante a sessão foi levantado o estudo do Governo Federal de realizar uma lei para multar cidadãos que descumprirem com algumas normas de prevenção, porém o vereador Daniel Weber ressaltou que “mesmo o governo federal querendo criar uma lei, não podemos ficar esperando, no município é mais rápido, fácil e também não podemos deixar pessoas que não cuidam seus terrenos penalizarem uma cidade inteira” destacou.

Outra situação que tem causado pânico na comunidade é de outras doenças transmitidas pelo mosquito como a contaminação do zica vírus e chicungunha. O vereador destacou que a intenção “não é pra penalizar pessoas e sim, garantir desta maneira a qualidade de vida a elas, e aquele que não consegue preservar o seu pátio tem que ser penalizado com a única e exclusiva intenção de terminar com o foco do mosquito e não colocar em risco a vida de toda uma comunidade” reforçou Weber.