Esportistas cobram investimentos no esporte local

Uma reunião, mobilizada pelo vereador Alaor Tomaz, reuniu no gabinete do prefeito municipal Renato Süss diversas pessoas e entidades ligadas ao esporte local. O assunto tratado foi quanto ao Bolsa Atleta que não poderá ser alocado o valor indicado pelos vereadores devido a Lei Eleitoral.

Após diversas pesquisas junto ao jurídico da Câmara de Vereadores foi indicado que esse dinheiro fosse repassado a Fundescar ou via departamento de esportes.  Por isso, um grande público da área se fez presente para cobrar uma solução quanto aos 70 mil.

O primeiro a falar foi o vereador Alaor Tomaz com uma introdução ao assunto e questionou uma posição do prefeito.  Em seguida, o chefe do Executivo afirmou que estava disposto a realizar uma análise para que esse dinheiro ser colocado no Departamento de Esportes na mesma finalidade do Bolsa Atleta.

Contudo, o procurador do Legislativo Ricardo Xavier informou que o mesmo não seria possível, pois como não houve esse tipo de recurso nos anos anteriores, colocá-lo nesse ano eleitoral com essa finalidade seria apontado pelo Tribunal de Contas e o prefeito condenado a devolver o dinheiro.

Contudo, os presentes pressionaram o prefeito na criação de uma secretaria de esportes para que seja possível captar recursos para a prática do mesmo e também para promover o município. Além disso, solicitaram ao prefeito que coloque o Bolsa Atleta também no orçamento do ano que vem, uma vez que não teria a lei eleitoral.

O vereador Alaor Tomaz reforçou que apensar de não haver a possibilidade neste ano “a nossa luta continua e estaremos aqui no final do ano fiscalizando e cobrando que essas promessas sejam cumpridas e que nossos atletas tenham auxílio quando forem nos representar para fora” destacou Alaor.

O presidente da Câmara de Vereadores, Anselmo Britzke também acompanhou a reunião em apoio ao colega vereador Alaor Tomaz.