Gauchinho defende a participação de jovens na política

O prazo final para os eleitores solicitarem o primeiro título, atualização ou revisão de dados ou a transferência de seu local de votação termina no dia 4 de maio deste ano. Para evitar as filas dos últimos dias, a Justiça Eleitoral aconselha que os cidadãos compareçam aos Cartórios Eleitorais com antecedência, aproveitando meses de movimento mais baixo, como janeiro e fevereiro.

O presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho Anselmo Britzke ressalta a importância de a juventude participar da política, “ela pode fazer o novo e até servir de motivação de outros jovens. A mídia frequentemente divulga escândalos sobre corrupção, fraudes, desvios de verbas praticados por quem deveria representar os direitos do povo, deixam os eleitores indignados, principalmente os mais jovens que precisam de bons exemplos para seguirem o caminho certo”, destacou.  Para Gauchinho a participação da juventude é fundamental para a renovação política seja a nível municipal, estadual ou federal. “Convido os nossos adolescentes de 16 anos, que não tem obrigatoriedade na votação, a fazerem o título e participarem desse ato de cidadania, precisamos dessa juventude atuante para ajudar a escolher os nossos representantes” finalizou o presidente.

A orientação da TER é de que a população procure com bastante antecedência os cartórios eleitorais, para que se procure minimizar filas tradicionais no final do prazo. É muito importante não deixar para a última hora e aproveitar o período das férias porque tem menor fluxo de atendimento.

Para não perder o prazo, o eleitor deve ir até o seu cartório eleitoral munido de:

Carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento ou CNH (não é aceito o passaporte);

Certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo (ex.: protocolo de apresentação, dispensa, terceira, dentre outros). A apresentação deste documento é obrigatória para maiores de 18 anos do sexo masculino;

Comprovação recente de domicílio eleitoral, de no mínimo 3 meses (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc).

Para verificar sua situação eleitoral e local de votação, o eleitor pode acessar o site do TRE-RS, em www.tre-rs.jus.br. Para quem estiver no Exterior pode acessar o site do TRE-DF, www.tre-df.jus.br.

Para os eleitores de 18 a 70 anos, é obrigatório estar com situação eleitoral em dia. É facultado o alistamento do menor que completar 16 anos até a data do pleito, inclusive.

Após o dia 4 de maio e até dez dias antes da eleição, ainda pode-se requerer a segunda via do título de eleitor.