Nove projetos são aprovados em sessão ordinária

A sessão da Câmara de Vereadores aprovou na última segunda-feira (07) todos os nove projetos colocados em votação. A reunião contou ainda com homenagens a pessoas já falecidas com nominação de ruas, são elas Maria Amélia Silveira de Souza e David Saute. Outro homenageado foi o ex-atleta João Carlos Maciel.

Durante a sessão foi registradas a ausência dos vereadores Erlei Vieira, substituído por Gilnei Jarré; Otto Gerhardt, substituído por Paulo Costa e Orion Albuquerque que não convocou suplente.

Durante o grande expediente o vereador Paulino de Moura usou da tribuna para falar de um projeto de lei de sua autoria que tramita na casa. Trata-se de um projeto eu regulamentará a cobrança feita pelo município as empresas e pessoas físicas que mais devem para a prefeitura através de taxas de impostos. Segundo Paulino, esse projeto visa reduzir o número de pessoas e empresas em dívida ativa com o Executivo.

O suplente de vereador Gilnei Jarré falou sobre as condições das ruas de Carazinho e fez críticas ao atual secretário de obras, pois o mesmo estaria desperdiçando material, citando o exemplo da Avenida são Bento que há poucos teve um tapa buracos que já abriram.  Da mesma forma questionou o investimento de mais de R$ 170 mil somente em um veículo de comunicação para divulgação institucional. Para Jarré dinheiro dado a imprensa “é dinheiro jogado fora”, pois segundo ele se alguém quer falar bem do poder Legislativo deve ser por ações por ele realizado e não comprados.

Em seguida o vereador Anselmo Britzke comentou do projeto de autoria do vereador Erlei Vieira, votado a duas semanas atrás que  altera o plano diretor e autoriza a construção de postos de combustíveis próximos. Segundo o vereador o projeto aprovado não interfere na concorrência e sim amplia a possibilidade de novas empresas abrirem e gerarem empregos. Este assuntos deverá ser discutido nesta quarta-feira às 14 horas na câmara Municipal.

O vereador Alaor Tomaz também utilizou a tribuna e lamentou que o município esteja no CADIN - Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal, é um banco de dados que contém os nomes das pessoas físicas e jurídicas que sejam responsáveis por dívidas vencidas e não pagas a órgãos e entidades da Administração Pública Federal – podendo interferir na vinda de recursos federais para Carazinho.

Daniel Weber citou de um projeto que visa levar a cultura às crianças da rede municipal de ensino. Este projeto deverá ser apresentado a secretária de educação para que analise a implantação de um veículo que transporte a cultura até as escolas.

Por fim, o vereador Estevão De Loreno usou a tribuna para apresentar as condições das estradas do interior e rebateu as críticas do secretário de agriculturas feitas s a ele. Afirmou que em quase oito anos de vida pública nunca havia visto o interior nas condições atuais e criticou a postura do secretário.

Projetos aprovados:

01- PL 114/2015- Autor: Executivo Municipal - Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2015 e transferência de recurso orçamentário do Legislativo para o Executivo.

02 –PL 119/2015 – Autor: Executivo Municipal - Altera dispositivo da Lei Municipal n. 7.914/15 - LOA 2015.

03- PL 101/2015- Autor: Executivo Municipal - Institui o Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo - SIMASE, que regulamenta a execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto - Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida - destinadas a adolescentes em conflito com a lei no Município de Carazinho.

04 – PL 116/2015 – Autor: Executivo Municipal - Autoriza concessão de auxílio financeiro a Associação dos Moradores do Bairro Residencial Planalto.

05- PL 117/2015 – Autor: Executivo Municipal - Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2015 e transferência de recurso orçamentário do Legislativo para o Executivo.

06 - PLC 013/2015 – Autor: Executivo Municipal - Dá nova redação ao § 1o do Art. 76 da Lei Complementar n. 178/13.

07- PLL 031/2015 – Autor: Gilnei Alberto Jarré - Altera a denominação da Rua Jerivá do Loteamento Residencial Vila Verde.

08 –PLL 042/2015 – Autor: Rudi Brombilla - Denomina-se de Rua Maria Amélia Silveira de Souza a Rua B, localizada entre a Rua Gal. Martins de Brum no Setor 11 entre as quadras 103 e 104.

09- PLL 043/2015 – Autor: Rudi Brombilla e Paulino de Moura - Denomina-se de David Saute a Rua C, localizada no setor 11 entre as quadras 104 e 105 Matricula 29581.