Carazinho poderá ter unidade de coleta de sangue

Em busca de uma unidade de coleta de sangue para Carazinho, os vereadores Daniel Weber e Estevão De Loreno estiveram reunidos na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde nesta quarta-feira (21). Acompanhados do secretário municipal de saúde João Hartmann e a diretora técnica Letícia de Oliveira oficializaram o pedido que é uma luta antiga do vereador Estevão De Loreno junto à comunidade.

Na 6ª Coordenadoria, a comitiva foi recepcionada pelo delegado regional Douglas Kurtz e o delegado adjunto Luiz Fabrício Scheis, onde informaram que será aberto um processo administrativo referente a reivindicação apresentada a eles. Não  descartaram a possibilidade de se concretizar essa situação, visto que há o interesse do município e também auxiliaria na coleta de sangue dos municípios da região. Foi sugerido também a possibilidade de deslocar a unidade móvel do Hemopasso a cada 15 dias até que seja instalada a unidade de coleta junto ao HCC, não havendo mais o deslocamento de pessoal até a cidade de Passo Fundo.  Esta sugestão serviria também para fazer um levantamento da participação de Carazinho e região.

Caso seja aprovado o posto, o município deverá atender algumas exigências para colocar em funcionamento este serviço, entre eles a disponibilidade de uma área física, geladeira para armazenamento do sangue, funcionário técnico, um médico responsável, entre outros. A secretaria de saúde ficou responsável de elaborar um projeto do que a secretaria poderá disponibilizar nesta demanda. A sugestão de espaço físico dada pelos vereadores foi o próprio HCC e o funcionário, um servidor público municipal. Contudo, essa começará a ser analisada assim que houver uma sinalização positiva do Governo do Estado para a instalação desta unidade em Carazinho.

Os vereadores saíram bastante satisfeitos em relação a reunião, onde a própria coordenadoria de saúde se colocou disposta a colaborar, sugerindo idéias a curto prazo que auxiliarão no atendimento da demanda regional.