Vereadores buscam parcerias para recuperação do Parque Municipal

Uma reunião marcada para quarta-feira (21) às 20 horas discutirá sobre a situação do Parque Municipal João Alberto Xavier da Cruz. A reunião está sendo mobilizada pelos vereadores Anselmo Britkze e Estevão De Loreno, onde sugeriram que uma área do parque fosse destinado a entidades que realizam competição de tiro de laço e rodeios. A sugestão foi dada a fim de que o parque volte a ser utilizado pela comunidade como em anos atrás.

A reunião será no CTG Unidos pela Tradição Riograndense  e contará com a presença de representantes  Conselho Municipal de Tradições Gaúchas – CMTG  e também estão sendo convidados para este encontro ambientalistas que se posicionaram contrários a esta indicação dos vereadores. A intenção é de que juntos possam construir um projeto para melhor aproveitamento do parque em parceria com as entidades.

A primeira sugestão dada pelos vereadores é de que seja fosse realizada uma revitalização do Parque Municipal, dando uma nova finalidade ao local que está abandonado. Para os vereadores, a doação de uma área serviria para que os tradicionalistas, amantes do laço e peões de Carazinho e região pudessem usufruir do espaço e também praticando para os rodeios.

Atualmente as pessoas que competem nessas modalidades praticam em campos abertos, sem ter um local apropriado. Por esse motivo os vereadores acreditam que uma parte do Parque Municipal seria útil para essa finalidade. Além disso, justificaram que para a realização de eventos é tudo feito no Parque Vali Albrecht, porém é cobrado um salário mínimo para usufruir do espaço, sendo que no Parque Municipal eles ficariam responsáveis pela conservação da área que lhes fosse doada.

Para conferir a situação do parque, os vereadores estiveram no local esta semana analisando a situação das lixeiras, banheiros, limpeza, churrasqueiras, observatório, entre outros. Ficaram chocados em ver a sujeira e a finalidade atual do parque que era utilizado para laser das famílias nos finais de semana. No observatório, que foi construído na gestão passada, o vereador Estevão De Loreno lembrou que o ambiente foi construído com recurso de quase R$ 200 mil e que hoje está servindo de motel para jovens e adultos.

As churrasqueiras, banheiros e até mesmo a casa que era habitada por um servidor da prefeitura para manutenção do local estão totalmente destruídas, assim como a guarita de entrada e a cerca de arame que cercava o local foi toda roubada, fora o mato que tomou conta do parque. Os vereadores lamentaram a situação em que o local se encontra e por esse motivo afirmaram que vão lutar até o fim para que tudo seja recuperado para uso consciente dos carazinhenses e para isso estão buscando parcerias com as entidades interessadas.