Vereador reivindicará veículo para Polícia Ambiental

O vereador Erlei Vieira esteve nesta terça-feira (06) visitando a sede do Batalhão Ambiental da Brigada Militar em Carazinho para avaliar os equipamentos de uso da equipe e saber das condições de trabalho ofertadas a eles, visando a época da Piracema onde o Batalhão intensifica a fiscalização.

O Sargento Vilson da Silva Matos, responsável pelo batalhão de Carazinho relatou que a polícia ambiental atende 21 municípios entre Constantina e Soledade, dentre elas duas barragens. Por isso, entende-se a necessidade de veículos fortes e com condição de uso para que se tenha uma fiscalização efetiva

Diante da realidade o vereador Erlei Vieira se comprometeu buscar junto ao Governo do Estado um veículo para a polícia ambiental. Nos próximos dias estará encaminhando um ofício solicitando apoio em Porto Alegre para que essa demanda seja atendida com urgência, já que o período é bastante movimentado para a equipe.

Piracema:

Desde o 1º de Outubro iniciou o período de Defeso (piracema) onde torna-se proibida a pesca com petrechos como Redes, espinhéis, bóias, esperas. Sendo apenas permitida a pesca com uma linha de mão por pessoa.

Entre este período, diversas espécies continentais entram no período de defeso. Esta é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento.