Em meio a discussão, vereadores aprovam projetos do Legislativo

Foram aprovados os dois projetos e os dois relatórios colocados em  apreciação na sessão da última segunda-feira do poder Legislativo. Os projetos aprovados autorizam a contratação emergencial  de servidores para a equipe básica do Samu e o outro autoriza a abertura de credito especial para pagamento de passagem das servidoras do Primeira Infância Melhor.

Por ser a última sessão do mês o espaço da Tribuna Livre foi ocupado pelo Major da Brigada Militar Eriberto Branco, atendendo o convite da comissão de segurança. Acompanhado dos capitães Jarbas Bohrer e Juliano Moura, Branco falou das dificuldades da corporação  e da necessidade de reforma no quartel. Também relatou a sua preocupação em relação ao aumento significativo dos homicídios, assunto este que também vem sendo acompanhado de perto pela secretaria estadual de segurança. Disse que o batalhão tem trabalhado com duas operações semanais, fora as que ocorrem com o auxílio do POE e que a Brigada Militar está sempre atuando, independente das questões salariais que atingem o estado. Da mesma forma esclareceu algumas dúvidas dos vereadores e se pôs a disposição para que qualquer situação.

Já na discussão dos requerimentos, o vereador Rudi Brombilla aproveitou para homenagear o garoto Pedro Henrique Fontoura que consagrou-se campeão pan-americano de armas tradicionais, vice campeão Panamericano em fórmula, quinto colocado em Sparring, apoiado pela Escola Augusto Anfredo Reschkae e Vital Academia, assim representando Carazinho internacionalmente no pais vizinho do Chile.

O vereador classificou o menino como  um“talento é a potencialidade de se tornar um sucesso, de estar na elite de um grupo, de apresentar alto rendimento em alguma atividade que exija habilidades específicas e muito treinamento e assim que definimos Pedro Henrique, sem qualquer questionamento um jovem acima da média que muito ouviremos falar  e nos orgulhar.

A grande discussão da noite foi em relação ao projeto que autoriza a contratação emergencial de profissionais para trabalharem na equipe básica do Samu. Os vereadores Estevão De Loreno e Daniel Weber questionaram quanto ao parecer favorável o Igam, visto que em outras oportunidades o instituto apontava pela inviabilidade sugerindo a realização de concurso público ou processo seletivo. Sendo assim, o vereador Anselmo Brtizke, presidente da comissão de Justiça e Finanças leu o parecer onde dá parecer favorável, mas sugerindo a realização de um processo seletivo para a próxima contração, visto o contrato se encerra na próxima segunda, não havendo assim tempo para realização deste tipo de processo.   Da mesma forma ficou definido que os vereadores assinariam um ofício informado que no próximo projeto, caso desse entrada como nesta vez, com os prazos em cima, votarão pela rejeição.