Legislativo entrega título de Tradicionalista Destaque em sessão solene

Celebrar a cultura gaúcha, este foi um dos principais objetivos da sessão solene, promovida pela Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira (16). O evento realizado anualmente em comemoração à Semana Farroupilha neste ano ocorreu dentro das dependências do CTG Vento Minuano. A semana que  lembra a revolução mais longa do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal a liberdade, a igualdade e a humanidade foi ressaltada durante o pronunciamento dos vereadores.

A noite contou ainda com a entrega do título “Tradicionalista Destaque” aos senhores Mário José Bandeira e Sebastião Valetim Grande, indicados pelos vereadores Rudi Brombilla e Gian Pedrosos, respectivamente.

Mário José Bandeira é natural de São Bento, distrito de Carazinho e desde a infância teve interesse a cultura gaúcha e se associou ao CTG Rincão Serrano. Nos anos 70 passou a fazer parte da Patronagem do Rincão onde permanece até hoje. Durante a sua trajetória dentro do Rincão ministrou diversos cursos de danças de salão, por 30 anos foi instrutor de danças gaúchas e danças de salão e responsável também pela parte artística do Rincão Serrano.  Levou grupos de danças Mirins e Juvenis a vários rodeios, sendo tricampeão de Vacaria, além de campeão com grupo adulto do Fegart.

O homenageado Sebastião Valetim Grande, é natural de Serra dos Engenhos, 4º distrito de Soledade (hoje Espumoso). Sua trajetória no tradicionalismo iniciou em meados da década de 50 quando participou da fundação do CTG Sinuela das Coxilhas de Espumo, quando foi tomando mais gosto pela cultura gaúcha. Na década de 60 participou da fundação de outros dois centros tradicionalistas: CTG Rancho Hospitaleiro de Campos Borges e CTG Guido Mombeli de Tapera.  Já na década de 70, mudou-se para Carazinho e foi convidado a participar junto com alguns amigos do CTG Pedro Vargas, onde adquiriu o título patrimonial. Em 1994 fundou, juntamente com seus filhos e amigos, o Grupo Folclórico Vento Minuano, hoje CTG que tem como lema “enquanto o Vento Minuano soprar o gaúcho há de cantar”. É conhecido também por ter  fundado co Galpão do Pau Fincado, local onde reúne familiares e amigos da lida campeira.

Depois da sessão houve apresentação das invernadas do CTG Vento Minuano, adulta e juvenil. Após fora servido o jantar a todos os presentes seguido de baile.