Câmara participa de renegociação do contrato com o HCC

Uma nova reunião no Ministério Público de Carazinho nesta quinta-feira (03)reuniu representantes da micro região para rediscutir o contrato entre prefeitura e HCC. A intenção do MP é de que possa ser achada uma solução para a renovação do contrato que se encerra no dia 28 de setembro.

A promotora Adriana Costa foi quem mediou o encontro, relatando toda a situação crítica do município para atender a micro região  e da inviabilidade de o contato ser mantido somente nos mesmos valores sem um auxílio dos municípios vizinhos que são atendidos pela secretaria de saúde.  A promotora destacou que a reunião surgiu com a intenção de chegar a um consenso para que não haja a interrupção do serviço.

Os município presentes na reunião foram: Carazinho, Não-Me-Toque, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos, Almirante Tamandaré do Sul, Coqueiros do Sul e Santo Antônio do Planalto.

A proposta feita pelos secretários municipais de saúde da região é de que seja realizado contrato via COAP - Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde. Este seria assinado por todas as entidades de saúde regulando o atendimento de cada município.  Na reunião houve a queixa feita dos  municípios presentes  da dificuldade de acesso ao HCC em especial ao atendimento de urologistas. O HCC disse não saber da situação, visto que há contratação deste profissional para prestar o serviço.

Quanto a renovação do contrato, os dados repassados pela contabilidade do município são de que a administração contém somente o valor de R$ 150 mil para o resto do ano, um total de R$ 50 mil mês de Carazinho para o HCC, sendo que o atual contrato entre as partes de R $ 383 mil mês.

Os municípios afirmaram que a situação de Carazinho é a mesma de toda a região.  O prefeito de Coqueiros do Sul Rafael Kochemborger destacou os mais diversos cortes em todas as áreas, "se Carazinho quer repassar R $ 50 mil tendo 60 mil habitantes, nesse cálculo proporcional nós de Coqueiros daríamos R$ 2 mil”, destacou. O secretário da saúde de Carazinho João Hartmann sugeriu a negociação para o ano que vem onde os municípios tenham cotas previstas em contrato a partir da contribuição de cada um.

A promotora questionou se os demais estariam dispostos a colaborar com o contrato, porém a resposta foi de que não há previsão orçamentária para tirar do caixa das prefeituras região.  Contudo ficaram de levar a possibilidade par ao ano que vem.

O jurídico do HCC salientou que no contrato assinado no início do ano previa uma possível negociação na metade do ano, porém que os valores não seriam baixados. Com isso, houve o questionamento da possibilidade de repasse da câmara municipal no contrato de final do ano. O vereador Erlei Vieira foi quem representou o poder Legislativo, deivido a ausência do presidente, mas que disse não saber da situação financeira do poder, mas que nada impediria de que houvesse essa negociação se conter dinheiro no caixa.

A promotora por sua vez declarou que o neste momento os médicos necessitam se sensibilizar e estarem dispostos a colaborar. Da mesma forma a administração de Vitor Graeff disse que o  hospital tem que se sensibilizar e “assumir essa bronca junto com nós”.

Uma nova reunião entre a promotoria e as especialidades médicas deverá ocorrer para que haja uma sensibilização e uma negociação, afim de que não se tenha interrupção do serviço de saúde.