Homenagens marcaram a sessão do Legislativo de segunda

A sessão do Legislativo da última segunda-feira (31) não votou nenhum projeto que estava na pauta. O motivo foi de que o PLC 010/15 que trata sobre o Plano Diretor foi retirado de pauta pelo Executivo municipal para que seja acrescentada uma emenda, já os projetos 088/15, 089/15  tiveram pedido de vistas do vereador Rudi Brombilla e o projeto 083/15 teve novamente pedido de vistas, deste vez pelo vereador Eduardo Assis.

Contudo, por ser a última sessão do mês houve a ocupação da Tribuna Livre pelo sub-procurador de justiça do Estado, promotor Fabiano Dallazen. A sua presença foi um convite do poder Legislativo para que pudesse expor a comunidade a sua trajetória dentro da promotoria até o cargo atual e também sobre o Ministério Público a sua atuação frente a procuradoria. Dallazen.  Ele ocupou a tribuna e destacou  a satisfação em estar em Carazinho novamente, em especial na câmara de vereadores e afirmou ser necessária a aproximação entre o judiciário e o Legislativo com o intuito de comunicar as ações do MP e da Justiça. Comentou rapidamente sobre a sua trajetória na região até o cargo atual em que ocupa na procuradoria geral do Estado.  Falou dos problemas na questão prisional, fiscalização, investigação entre outros, onde declarou que assim como a Polícia civil e Brigada Militar, o Ministério Público também não tem o número necessário  de promotores para uma ação efetiva, mas que isso vem sendo construído.

Após a sua fala, os vereadores tiveram a oportunidade questioná-lo em relação ao seu trabalho. Entre os questionamentos, o presidente da casa, vereador Paulino de Moura perguntou quanto a possibilidade de um apoio do judiciário na criação de uma fazenda de recuperação a pessoas com dependência química. Dallazen disse ser possível através do fundo do judiciário e que para o município ser contemplado basta apresentar um projeto. Da mesma forma o vereador Daniel Weber sugeriu um aporte financeiro ao Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência – CMPD para a construção de sua sede.

Em seguida, foi entregue pelo poder Legislativo ao sub-procurador geral do Estado uma placa homenageando pela atuação. Outra homenagem na noite foi ao ex-jogador do Atlético Evaldo Fraga Fortino, conhecido como Bombril.

A presidente do CMPD Lisandra Sandri, a Nani também ocupou a tribuna do Legislativo porém para falar Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, sancionada pela presidente Dilma Roussef que trata da criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, onde fica instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Nani pediu pela luta em parceria com o Legislativo, como em outros momentos, para que a seguinte Lei seja cobrada e fiscalizada no município, onde a pessoa com deficiência passa a inclusão social.

Ao final da votação dos requerimentos e indicações, todos aprovados por unanimidade (com exceção do requerimento de repúdio ao Governador José Ivo Sartori de número 12.518 que teve voto contrário do vereador Márcio Hoppen), ficou definido que a próxima sessão ordinária acontecerá no dia 08 de setembro em função do feriado. O horário acordado entre os vereadores foi de início às 11h 15min.