Comissão de Segurança presta solidariedade a Polícia Civil de Carazinho

Diante da onda de furtos e arrombamentos ocorridos no município nessa última semana a comissão de segurança da Câmara de Vereadores esteve reunida nesta quinta-feira (06) com lideranças dos agentes da polícia civil de Carazinho. O encontro serviu para que os vereadores pudessem prestar a sua solidariedade com a situação dos servidores e também para que os civis expusessem a realidade que o grupo vem trabalhando nos últimos anos.

Os integrantes da comissão de segurança nominados pelo presidente da câmara e que se fizeram presentes na reunião foram os vereadores Daniel Weber, Estevão De Loreno, Fernando Sant’Anna e Márcio Hoppen. Durante a tarde, os vereadores ouviram as demandas dos servidores que relataram desde a falta de munição até problemas com o prédio que não contém PPCI. Destacaram o trabalho que é realizado por todos com o intuito de garantir a segurança da comunidade, contudo, se mostraram cansados em relação ao tratamento do governo do estado com a categoria. Ressaltaram que o parcelamento dos salários foi a “gota d’água” visto a tudo que vem ocorrendo em períodos passados. Criticaram o sumiço do governador e cobraram maior diálogo com os servidores.

Entre as situações que deverão gerar problemas na região, relataram que há uma mobilização dos delegados para não realizarem mais o sobreaviso, já que não está sendo feito o pagamento do serviço. Caso isso ocorra, as demandas da região deverão ser levadas até Passo Fundo.

O vereador Márcio Hoppen, representante do PMDB, disse que antes de se deslocar para a reunião conversou com o chefe da casa civil Márcio Biolchi questionando de uma posição do governo para os próximos meses, Biolchi teria afirmado que com “pacotão” que será encaminhado a Assembleia Legislativa o Estado pretende pagar os salários em dia.

Os vereadores se mostraram dispostos a cobrar junto ao governo uma medida em relação ao  pagamento de salário dos servidores estaduais, visto a insegurança que todo o estado está vivendo. Para os próximos dias estão planejando uma audiência pública com os 24 municípios que compõe a região para que possam discutir e estudar uma forma de cobrar o que é de direito dos trabalhadores públicos. O vereador Estevão De Loreno destacou que a situação estava invertida, “éramos nós que os buscávamos para nos ajudar, agora chegou a nossa vez de ajudá-los”.

Os vereadores estudam a possibilidade se fazer presentes na mobilização que acontecerá no dia 18 em frente ao Palácio Farroupilha, onde estarão reivindicando os seus direitos. Estão confirmados para esta mobilização cerca de 20 mil polícias entre civis e militares.