Poderes Executivo e Legislativo buscam solução para moradora em vulnerabilidade social

Na tarde desta quinta-feira (06) o presidente da câmara municipal, vereador Paulino de Moura convidou o prefeito municipal Renato Süss para conhecer a situação de uma senhora de mais de 90 anos que vive em situação precária no Distrito de São Bento. Paulino já esteve no local e ficou chocado com a realidade em que a senhora vive, pensando em auxiliá-la, buscou a secretaria municipal de assistência social para que ela tivesse uma condição melhor de moradia, porém, as assistentes sociais não obtiveram sucesso com a moradora ao convidá-la para que se mudasse para cidade.

O primeiro contato foi realizado através do Legislativo de Carazinho ocorreu no final do mês de julho onde um vizinho,  preocupado com a situação em que ela vivia, chamou o vereador até lá. O vereador Paulino de Moura esteve no local e conversou com a moradora que não se mostrou disposta a deixar a sua casa, por esse motivo ele buscou ajuda da assistência social do município. Esta esteve visitando-a, porém  informou a Paulino que por ela ser uma pessoa lúcida e decidir por permanecer no local nada podia ser feito além de um acompanhamento. Não satisfeito, o vereador convidou o prefeito Renato Süss para conhecer a realidade e saber de providências a serem tomadas.  Süss se mostrou comovido com a situação e garantiu que estará encaminhando uma equipe para fazer a limpeza do local com urgência e sem seguida ser construída uma casa de material para que ela possa ter uma melhor condição de vida. Lá não há assoalho, é de chão batido e todos os objetos ficam empilhados, entre alimentos e lixo.

Vendo a realidade, o prefeito chegou a convidá-la para se mudar para a cidade, porém a senhora, que se identificou como Fermina Marcondes disse que não podia deixar os seus animais e nem a sua casa. O presidente da Câmara questionou se ela aceitaria uma nova casa para que ela pudesse morar ao lado da atual. Fermina disse que aceitava uma nova casa, desde que não fosse demolida a atual para que  bichos não ficassem sem um abrigo.

O prefeito a questionou se ela gostava de animais, e a resposta dela foi de que “desde criança eu adoro os bichinhos, moram comigo hoje nove gatinhos”, confessou. Diante disso, Süss chegou a comentar que cedo ou tarde os animais iriam “mudar-se” para a nova casa. Sendo assim, o presidente do legislativo explicou a ela que a prefeitura estaria limpando o terreno e construindo uma casa nova de material, mas que para isso ela deveria receber os vizinhos para que eles a auxiliassem na limpeza do local e não poderia levar os animais para a casa nova.

Sendo assim, ficou acordado que nos próximos dias uma equipe será deslocada até o local para iniciar o processo de limpeza e em seguida, será iniciada a construção de uma nova casa a moradora. O presidente da câmara se comprometeu em acompanhar o processo e garantiu que estará se mantendo informado através dos vizinhos sobre a sua situação.