Padres pedem pela manutenção de Nosso Senhor Bom Jesus como padroeiro do município

Na manhã desta terça-feira (04) o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulino de Moura esteve reunido com os padres para tratar do projeto de lei de autoria dos vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque que institui Santa Rita de Cássia como padroeira do município.  Se fizeram presentes na reunião os padres Jorge Hahn (Nosso Senhor Bom Jesus), Avelino Pinzetta (Paróquia São José)  e Eberson Fontana (Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

O presidente do Legislativo esclareceu que esse encontro tinha como objetivo “estabelecer o diálogo com a comunidade e resgatar também a parte histórica do município”, se referindo a documentos que nominam como padroeiro de Carazinho “Nosso Senhor Bom Jesus”. Em seguida ouviu cada um dos padres que se fizeram presentes.

O primeiro a usar a palavra foi o padre Jorge Hahn que tinha consigo um livro que conta a história do município, nele cita que “Nosso Senhor Bom Jesus como  padroeiro do povo começado de Carazinho”. Nesse sentido, o padre disse que se houvesse a aprovação desta lei “estaríamos queimando a história de nossa cidade” comentou.  Nesse mesmo sentido disse não haver necessidade de “mexer em algo que está bom para todos”, defendeu.

Em seguida foi a vez do padre Avelino Pinzetta, onde disse estar em Carazinho a sete anos e que a intenção era de colaborar para o desenvolvimento, “gosto da cidade e por isso quero  promovê-la, não quero mudar a história só acredito que precisamos valorizar as 30 mil pessoas que visitam o santuário”, ressaltou. Ao mesmo tempo, defendeu a ideia de promover mais o nome do padroeiro, que somente com essa discussão é que se foi levanto o nome “parece que Nosso Senhor Bom Jesus está tão pequeno e ele não é assim, Jesus está acima de tudo e precisamos mostrar isso a comunidade”, afirmou.  Também sugeriu alguma ação que pudesse destacar aos fiéis que crêem na santa, para que o local seja um ambiente reconhecido como um espaço de turismo religioso do município visto o grande número de devotos que frequentam o local.

Por fim, o padre Eberton Fontana apresentou três aspectos referentes ao projeto, primeiramente destacou a parte histórica, “há uma carga histórica muito maior e quem somos nós para mudar isso”, declarou. O segundo aspecto se referiu a “agradar a todos”, uma vez que Católicos e Evangélicos crêem em Jesus Cristo.  E por fim, levantou a questão política e disse não ser esse o melhor momento em se querer levantar esse assunto visto a situação política em todo o país.

Após os pronunciamentos o presidente da Câmara, vereador Paulino de Moura defendeu a ideia de se promover com maior intensidade o nome do padroeiro, que tem o dia celebrado junto ao aniversário do município, no dia 24 de janeiro.  Além disso, se comprometeu em conversar com os vereadores autores do projeto e sugerir que ele seja retirado e pensando em uma forma de promover o nome de Santa Rita. A sugestão inicial foi de  instituir o santuário como um pólo turístico religioso, porém, esta lei já existe desde 2011.