Legislativo intermedeia negociação entre prefeitura e HCC

Em uma reunião na última quinta-feira (11), os vereadores da mesa diretora estiveram reunidos com o prefeito municipal para tratar de dois assuntos de interesse da comunidade. O primeiro deles, juntamente com membros do departamento da habitação, foi referente a regularização dos terrenos em Carazinho.

O presidente da casa, vereador Paulino de Moura  lembrou de sua visita e do vereador Erlei Vieira a Defensoria Pública estadual onde eles se colocaram à disposição de regularizar os terrenos e fazer as escrituras para as famílias que ainda não de suas residências. Para isso Paulino destacou que seria preciso uma parceria com o Executivo, que prontamente se disse interessado em regularizar as situações dos terrenos no município. Segundo informado pelo departamento de habitação esse era o desejo também da prefeitura municipal qu e estará trabalhando em parceria com o Legislativo para que estas famílias possam adquirir suas escrituras de forma gratuita e legal.

O outro assunto foi sobre a renovação do contrato entre a prefeitura municipal e o hospital. Após alguns problemas em relação o assunto, o poder Legislativo mais uma vez tomou a frente da situação e está tentando buscar uma resolutividade para evitar que a comunidade fique sem o serviço.

Durante a reunião estiveram presentes os vereadores Anselmo Brtizke, Eduardo Assis, Orion Albuquerque, Paulino de Moura e Vitor Xavier, onde se propuseram a discutir o assunto e buscar solução.

De acordo com o prefeito será feita uma proposta ao HCC de redução do repasse de R$ 350 mil para R$ 290 mil. Justificou aos vereadores de que este é o valor em que a prefeitura disponibiliza para tal contrato e que não tem condições de manter o mesmo valor. Afirmou que solicitará a retirada de alguns serviços ao HCC, mas não esclareceu qual deles seria.

Para o presidente do legislativo, vereador Paulino de Moura, a reunião “foi boa, pois o prefeito se mostrou disposto a renovar o contrato e isso tranquiliza também a comunidade”. Da mesma forma, Paulino ressaltou o trabalho da câmara que “mais uma vez está sendo protagonista nesta negociação”. O presidente fez questão ainda de ressaltar o trabalho do secretário de saúde João Hartmann que vem buscando parcerias com a microrregião. “Essa parceria busca dar um plus na nossa saúde, mesmo com a saúde plena está sendo buscado esse tipo de parceria com os municípios vizinho e é muito bom também para Carazinho” ressaltou o vereador.

O próximo passo que será dado agora é uma reunião com o HCC, onde os vereadores buscarão fazer o meio de campo e não deixar com que a comunidade fique sem atendimento de urgência e emergência.