Renovação de contrato entre prefeitura e HCC preocupa Legislativo

O presidente do Legislativo, vereador Paulino de Moura participou de uma reunião na manhã desta terça-feira com a direção do Hospital de Caridade de Carazinho – HCC. Motivada pelo HCC, o assunto tratado foi sobre a renovação do contrato entre a prefeitura e o hospital e um ofício assinado pelo prefeito Renato Süss e o assessor jurídico Álvaro Sana pedindo pela rescisão do contrato já existente.

O presidente do HCC Azelar Kissmann relatou ao presidente do legislativo a sua preocupação em relação a correspondência enviada pela prefeitura. Também se mostrou incomodado pelo fato de o secretário da saúde se quer saber dessa decisão do prefeito.

Além disso, o presidente do HCC destacou que os médicos não estão dispostos a diminuir o valor do sobreaviso. Este mesmo assunto que deverá ser renegociado para os próximos seis meses na renovação do contrato entre Executivo e hospital. De acordo com a direção do HCC ainda não foi compreendido por parte do prefeito que sem o sobreaviso não haverá disponibilidade das especialidades médicas no hospital via SUS. “Ele não entende que o médico plantonista dá os primeiros socorros, mas e se chega um infartado aqui o que ele vai fazer? Uma gestante ou um baleado? Nós precisamos desses médicos, pois se chega acontecer algum desses casos não vai ser o plantonista que vai fazer tudo, ou ele (prefeito) acha que o médico vai dizer deixa pra mim que eu abro e costuro? Claro que não e nem pode” destacou Azelar.

Para a direção essas atitudes do prefeito têm feito com que se tenha um desgaste muito grande com o corpo clínico da casa. Isso se prova pela paralisação dos anestesistas no mês passado em função do atraso no repasse do Executivo municipal.  O vice presidente do hospital Jocélio Cunha destacou que essa reunião estava ocorrendo para explicar ao presidente do Legislativo o que estava acontecendo. Fez questão de ressaltar que o HCC não recebe nenhum incentivo da prefeitura, mas que “ela contrata o serviço e não dá dinheiro ao hospital, como ele já disse em algumas situações”.  Ainda afirmou que o HCC está de portas abertas para a negociação com o secretário de saúde. “Nós queremos atender a comunidade, essa é a nossa função”, destacou Cunha.

Quanto a correspondência falando em rescindir o contrato existente o presidente do HCC explicou que há uma cláusula em que isso deveria ocorrer somente até o dia 30 de maio, ou seja, esse contrato não pode mais ser rompido. Sobre essa situação a direção relatou ao presidente do legislativo que os médios não agüentam mais essa conversa. Por isso também estavam preocupados sobre quanto tempo mais levaria para que houvesse um acordo do próximo contrato. Isso porque o último teve um período de negociação de quatro meses.

O presidente do Legislativo afirmou que o caminho para uma conversa bem sucedida é através do secretário de saúde e que ele mesmo já se mostrou disposto a negociar com o HCC. Para Paulino de Moura essas discussões referente ao HCC tem atingido somente a comunidade, “pois ela é quem sai perdendo”, afirmou o presidente. Também destacou que está disponível para buscar soluções e evitar que mais uma vez o assunto tenha que ser levado até  Promotoria. Segundo o presidente não pode deixar chegar ao extremo e sim buscar alternativas.