Vereador justifica pedido de informação sobre exames laboratoriais

Na última sessão do Legislativo, o vereador Fernando Sant’Anna fez um pedido de informação a secretaria municipal de saúde do município referente aos exames laboratoriais que são realizados em Carazinho. De acordo com o seu pronunciamento na tribuna, apesar de saber a resposta de suas perguntas, tornará público o que será repassado pela SMS para provar de que seu laboratório não está sendo beneficiado pela prestação de serviço.

Ainda conforme o vereador, esse pedido de informação servirá para mostrar a comunidade e também a membros da Câmara Municipal como é realizada a divisão de exames para cada laboratório. Lamentou que seja necessário esse tipo de ação, mas também lembrou que quando concorreu a vereador buscou informações se era necessário se desvincular da empresa já que a mesma prestava um serviço para o município e foi informado de que não havia necessidade.

No pedido de informação, Sant’Anna questiona  quantos Laboratórios de Análises Clinicas atendem pelo SUS em nosso Município?; Como é feita a divisão de cotas (exames) para esses laboratórios? Quem é o responsável pela escala dos médicos plantonistas? Existe algum Laboratório que possua um número de cotas (exames) maior que os demais? Com que recursos são pagos os referidos exames? No processo de credenciamento ganha o laboratório que oferece menor valor ou este valor é fixado pela tabela SUS?