Secretárias esclarecem criação de cargos do Executivo aos vereadores

Na tarde desta segunda-feira (1º) os líderes de bancadas da Câmara Municipal de Vereadores estiveram reunidos com as secretárias de administração Cecília Bertoldi e de assistência social Thaíse Albuquerque e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Luis Claudiomiro de Quadros. A reunião foi motivada pelo vereador Anselmo Britzke, presidente da comissão de justiça e finanças para que fossem esclarecidos alguns projetos que tramitam na casa que prevêem a criação de cargos para o executivo.

O primeiro a ser questionado foi o projeto 060/15 que contrata emergencialmente servidores para a atuarem na Secretaria Municipal de Assistência Social. A secretária Thaíse Albuquerque justificou que esses cargos serão para atuarem no Acessuas/ Trabalho. Segundo ela, a secretaria recebeu recurso federal para esta finalidade e necessita colocar a equipe em funcionamento, caso contrário deverá devolver o dinheiro.  A contratação para os cargos de um assistente social, dois escriturários e um motorista deverá ser realizado por processo seletivo simplificado por período de 6 meses, podendo ser prorrogado para mais 6 meses. Também, segundo a secretária, essa contratação não pode ocorrer através de empresa terceirizada e nem desvio de funcionário efetivo.

Em seguida foi discutido o projeto 054/15 que cria o cargo de  Técnico de Edificações no quadro pessoal efetivo no município. Neste a secretária de administração Cecília Bertoldi esclareceu que atualmente os fiscais da prefeitura não podem exercer a função de fiscalizar obras relacionadas ao Código de Obras e Edificações, Parcelamento de Solo, Plano Diretor entre outras vistorias para a expedição do habite-se.  Informou aos vereadores de que esta foi uma sugestão do Tribunal de Contas, após visita ao Executivo. Segundo Cecília a contratação deste profissional é mais interessante do que o deslocamento de um engenheiro para a função. O projeto prevê a contratação de dois profissionais técnicos na área, registrados no CREA, porém  o presidente do sindicato dos servidores públicos sugeriu apenas uma pessoa. Esta contratação será realizada através de concurso público.

Outro projeto que está na casa é o 056/15 que prevê a criação de vaga para o cargo de técnico em informática, ara suprir a demanda das secretarias municipais. Cecília justificou que atualmente existe somente um profissional que preenche esta vaga, mas que o mesmo passou por um procedimento médico e apresentou atestado de 90 dias. Também disse aos vereadores de que este profissional nos próximos três anos deverá estar se aposentando e que por isso é necessário ter alguém que possa dar esse suporte ao sistema.

O projeto 055/15 que contrata emergencialmente um  médico auditor revisor para o CAPSEM também foi esclarecido pela administração. Segundo Cecília Bertoldi essa vaga não é preenchida desde dezembro de 2013, porém, a secretária ressaltou que não houve interesse de nenhum médico em preencher essa vaga.  Porém, este cargo será disponibilizado via concurso público, se aprovado pelo Legislativo.

Por fim, foi discutido  057/15 para a contratação de uma assistente social para atuar na secretaria municipal de assistência social. A secretária da pasta Thaise Albuquerque destacou que esta é uma contratação emergencial até a realização de novo concurso público.  Ainda de acordo com a secretária, essa pessoa irá trabalhar com o programa  (Re)Integrar executado no CREAS.

Após todos os esclarecimentos, o vereador Anselmo Britzke agradeceu as secretárias pela presença e afirmou que todos os projetos serão colocados em votação na próxima segunda-feira (08). Contudo não garantiu que serão aprovados, esclarecendo que o voto é político e que cabe a cada vereador escolher se é favorável ou não aos projetos em questão.