Em reunião com vereadores Corsan anuncia investimentos de R$ 20 milhões para Carazinho

A Câmara de Vereadores de Carazinho recebeu nesta quinta-feira (21) representantes da direção estadual da Corsan para uma visita ao legislativo. Esse encontro estava previsto para o mês de abril, porém a direção não pode se fazer presente na época e foi representada pelo gerente local Ermógenes Bodanese para que fez anúncios importantes ao município.

O primeiro deles foi quanto a obra no bairro Conceição, que já foi iniciada, onde está sendo realizada a substituição da tubulação de reserva. Na época Bodanese também comentou sobre a implantação de um motor para dar maior pressão à água que vai auxiliar no abastecimento dos bairros Santa Terezinha, Planalto, Cantares e São Sebastião.  Ao todo serão 10 mil metros de tubulação que será substituída pela empresa.

A direção foi atendida em dois momentos pelos vereadores, primeiramente pelo 1º vice presidente Erlei Vieira, na ausência do presidente Paulino de Moura. Em seguida os vereadores Anselmo Britzke e Rudi Brombilla conversaram com a direção sobre as obras e modificações que ainda deverão ocorrer em Carazinho.

Estiveram presentes também na reunião desta quinta o gerente local da Corsan Ermógenes Bodanese, engenheiro da Corsan de Carazinho Rudinei Craco, superintendente regional da Corsan Aldomir Santi e superintendente de Relações Institucionais Corsan, André Finamor.

A novidade apresentada aos vereadores nesta tarde foi quanto a estação de tratamento de esgoto. Na primeira reunião Bonasese havia explicado que duas licitações realizadas pela empresa deram “desertas” e que um novo processo seria aberto para a obra fosse continuada. A questão foi levantada novamente pelo vereador Anselmo Britzke devido ao grande volume de reclamações dos moradores do bairro Vila Rica.  De acordo com Gauchinho, o calçamento teria sido destruído pela empresa que iniciou na obra no passado e até hoje não foram dadas providências, além da estação estar desativada.

Diante do questionamento feito pelo vereador, o superintendente de relações institucionais André Finamor garantiu que em agosto e setembro serão abertas duas licitações para o município de Carazinho. De acordo com ele os investimentos chegarão próximos a casa de R$ 20 milhões para que seja colocada em funcionamento a estação de tratamento de esgoto e, além disso, realizada uma ampliação nessa estação para que o processo tenha maior agilidade. Afirmou ainda que obra, após iniciada, terá um prazo de 24 meses para ser concluída, mas garantiu que a empresa tem dinheiro para bancar toda a obra e que ela deverá iniciar  até quatro meses depois da licitação.

Questionado pelo vereador sobre a licitação der novamente deserta, Finamor se mostrou confiante e destacou que algumas alterações no contrato foram feitos, uma vez que havia seis anos de defasagem financeira no contrato antigo. Com isso, disse acreditar que haverá empresas dispostas a assumir a obra.