Vereador repudia Governo Federal por cortes na educação

Com a confirmação de que o Governo Federal estaria retendo cerca de R$ 1 bilhão do Fundo de Financiamento Estudantil  - FIES e R$ 464 milhões do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, o vereador Alaor Tomaz protocolou na câmara de vereadores um requerimento de repúdio ao Governo.

No documento que será encaminhado a Brasília, cita a insatisfação sobre a decisão de se reduzir gastos na educação.  Para o vereador, que é um dos defensores da educação na Câmara, “essa é uma maneira de expressar o nosso descontentamento pela redução dos recursos e imensas dificuldades dos estudantes brasileiros em aderirem ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)”.

Mencionou ainda os transtornos gerados para milhões de estudantes que precisam do financiamento para cursar seus estudos. Para ele, esse requerimento se justifica, pois é “inadmissível que sejam colocados mais obstáculos no acesso ao ensino superior, quando se falava em uma Pátria Educadora”, ressaltou Alaor.

Ainda conforme levantado pelo vereador Alaor Tomaz, os cortes em esses dois programas, um com 2 milhões de beneficiários (FIES) e outro com 8 milhões de inscritos (PRONATEC), provocou uma “grande decepção aos jovens que buscam aprimoramento e conhecimento através da educação”.