Governo garante repasse para abertura da UPA

Nesta tarde de quinta-feira (14) o presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho, vereador Paulino de Moura está em Porto Alegre acompanhando o vice prefeito Elbio Esteve, secretário municipal da saúde João Hartmann e o diretor da saúde de Carazinho Valter Pereira. O encontro foi marcado pela secretaria da saúde, para saber da garantia do repasse do governo do estado ao município para a abertura e manutenção da UPA.

A reunião ocorreu no gabinete do chefe da casa civil do RS Márcio Biolchi que garantiu aos carazinhenses que o estado fará o repasse mensal e em dia para que a UPA seja colocada em funcionamento. Também explicou a comitiva que está havendo nesta quinta uma reunião em Brasília com os 16 prefeitos que estão com as unidades fechadas para uma alteração na resolução federal, facilitando a abertura da UPA para estes municípios.

Com isso, o secretário municipal da saúde afirmou em reunião que com esse comprometimento do governo do estado é possível garantir a abertura da Unidade de Pronto Atendimento que está localizada no bairro Operário. Faltando ainda os equipamentos para que ela seja coloca funcionamento, material este que será adquirido via governo federal através de uma resolução já existente.

Para o presidente do legislativo esta reunião é bastante positiva, ficando ainda na expectativa do que será repassado nesta reunião no Distrito Federal aos prefeitos. Contudo, o presidente se disse confiante na abertura da UPA e podendo assim, melhorar a qualidade da saúde dos munícipes.

Após o término dessa reunião, os poderes Legislativo e Executivo estarão se deslocando até Canoas para saber do funcionamento das UPAS de lá. Ao total a cidade conta com quatro unidades, duas de 24 horas e outras duas com 16 horas de atendimento.  Esse modelo será apresentando ao vice prefeito e também, secretário e diretor da saúde.