Câmara forma comissão de segurança durante sessão

A sessão ordinária dessa segunda-feira (11) aprovou o único projeto colocado em votação. O PL de autoria do Executivo municipal dá nova redação aos artigos 12 a 16, 20, 22, 46 e 54 da Lei Municipal n. 7.889/14, que dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Essa alteração afeta diretamente o edital de eleição dos novos conselheiros tutelares. O projeto foi aprovado por unanimidade, tendo a abstenção do vereador Vitor Xavier que justificou que sua esposa estará concorrendo nesta eleição.

Foram convocados três suplentes para a sessão, sendo eles Gilnei Jarré, no lugar de Erlei Vieira, João Mafalda substituindo Alaor Tomaz e Veronite Siliprandi ocupando a vaga de Otto Gerhardt.

Na sessão foi formada também a Comissão de Segurança composta pelos vereadores Daniel Weber, Estevão De Loreno, Fernando Sant’Anna, Márcio Hoppen e Vitor Xavier, que estará em Porto Alegre nesta semana para tratar do assunto. Também foi dada liberdade pelo presidente da casa para que a comissão organize se assim achar necessário, uma audiência pública com representantes do Estado para que possa ser reivindicada a formação de novos soldados em Carazinho, além de outras medidas como viaturas e efetivo.

Durante o grande expediente, o vereador Anselmo Britzke contou sobre uma reunião em que ele e o vereador Paulino de Moura estiveram na última sexta-feira em Ibirubá na ASCAMAJA – Associação das Câmaras Municipais do Alto Jacuí. Anunciou que Carazinho estará retornando seu associativismo a entidade e em contra partida será buscada a viabilidade da instalação de uma UTI neonatal para a cidade com o apoio de todas as câmaras que integram a associação. Para o vereador essa é mais que uma necessidade, não somente para o município, mas para toda a região que tem que deslocar até Passo Fundo para que os recém nascidos possam receber atendimento especializado. Também aproveitou para solicitar que a farmácia básica do município funcione nos finais de semana em regime de plantão, pois, segundo ele, “muitas pessoas consultam no final de semana no ambulatório, mas não podem começar o tratamento porque não podem retirar o medicamente, então peço que isso seja analisado com carinho pela secretaria”.

Outro assunto abordado pelos vereadores foi quanto ao britador, onde o vereador Gilnei Jarré sugeriu que a parte secundária desse britador seja levado até o interior para atender as necessidades dos distritos.

O vereador Fernando Sant’Anna questionou o número total de exames divulgado pelo informativo da transparência do município, onde disse ser impossível ter gasto R$ 2 milhões em exames laboratoriais.

Já o vereador Eduardo Assis ocupou o seu espaço na tribuna para ler a resposta do pedido de informação referente a Seara da Canção onde questionada sobre as arquibancadas e os valores diferenciados pagos aos  jurados. De acordo com a resposta as arquibancadas não teriam sido montadas, muito menos estavam presentes no caminhão da referida empresa, devido a uma substituição necessária para a melhor segurança do público.

Nesta semana os membros da comissão de segurança estarão em Porto Alegre para tratar sobre os assuntos relacionados ao município. Também estão na capital essa semana os vereadores Anselmo Britzke e Rudi Brombilla para tratar de assuntos relacionados a Carazinho.

Durante a sessão a casa contou ainda com a presença dos alunos do 3º ano politécnico da escola Marquês de Caravleas acompanhados por professores e vice direção.  A intenção era de complementar um conteúdo trabalhado em sala de aula sobre cidadania.