Final de 2009: Época de balanço no legislativo

O ano de 2009, marcou o inicio da 15ª Legislatura no legislativo municipal, marcado também por ter um petista na presidência da Casa, o vereador Leandro Adams também em seu primeiro mandato.

A constante preocupação do petista com a transparência das contas da casa também foi levado em consideração, quando em nosso site foram divulgadas as contas do legislativo e o demonstrativo de diárias dos vereadores e servidores mensalmente.

Também, não é para menos, quando se fala em dinheiro público, às atenções devem ser redobradas em função do grande impacto que as mesmas tem na sociedade. A Câmara de Carazinho recebeu neste ano um repasse mensal de R$ 223.750,00 do Executivo Municipal, num total de R$ 2.685.000,00 em 2009.

Outro grande marco deste ano foram os parcelamentos de débitos de anos anteriores como o parcelamento do INSS (período 1997 a 2003), repasse ao fundo previdenciário municipal e o vale alimentação dos inativos num total de R$ 261.588,03.

A contenção dos gastos no legislativo também foi outro ponto forte da presidência. A minimização dos gastos com diárias, materiais e nos salários dos vereadores levou a casa a reduzir bastante  seus gastos e manter boa parte do repasse  para investimentos importantes.

Manter entidades funcionando e alavancar o crescimento do município foi levado em consideração nas doações feitas pelo legislativo, que o levaram a doar pouco mais de R$ 500 mil reais as seguintes entidades: CDL, UACC, FUCCAR, SAIC, CASC, ACADEV, Escola de Pais, CMEP, R$ 100 mil para o HCC e a verba de R$ 300 mil para a construção da Ala para dependentes químicos também no HCC. Importante ressaltar que a doação feita ao CMEP de R$ 80 mil servirá para formar uma verdadeira fábrica de  profissionais, interagindo escola e empresa potencializando a escola CMEP.

São importantes valores que fazem o ano de 2009 um marco para a Câmara Municipal e para Carazinho. São R$ 770.588,03 empregados de forma a beneficiar todos os carazinhenses. Repassando uma economia de 30% sobre o repasse total do ano, a MAIOR da história desta Casa.