Vereadores e conselho do CAPSEM discutem projeto que altera seu estatuto

Na tarde desta segunda-feira (07) reuniram-se os vereadores Leandro Adams (PT), Erlei Vieira (PSDB), Élbio Esteve (PSDB) e Sandra Citolin (PMDB) juntamente com os conselheiros do CAPSEM: Marlene Iloiva de Oliveira (Presidente do Conselho), Carmem da Silveira, Fernando Cavalheiro e Jair Rosa dos Santos a fim de discutir as alterações propostas no projeto 161/09 que altera o estatuto do CAPSEM, e que se encontra tramitando nesta Casa.

Os conselheiros esclareceram que o projeto é de suma importância, uma vez que os estudos para estas alterações foram realizados com extremo cuidado. Levando em consideração os mais de mil segurados que utilizam os serviços disponibilizados pela entidade. Conforme os conselheiros, “o que está em risco, é a sobrevivência do CAPSEM e por consequência a saúde dos trabalhadores municipais” e destacou ainda que caso aconteça algo com a entidade os funcionários terão que passar a usar o SUS, sendo um retrocesso em tudo que já foi conquistado até agora.

As alterações propostas no novo modelo do estatuto vão de encontro as reais necessidades que o CAPSEM vem enfrentando, desta forma a entidade deve reverter à situação encontrada no momento. Conforme os conselheiros, o principal objetivo da mudança  é frear a demanda apresentada e arrecadar fundos que possibilitem uma real melhora na estrutura apresentada. Com estas alterações, um dos principais direitos da pessoa que é a igualdade será preservado, pois na estrutura atual há diferenças de gêneros em alguns artigos do estatuto, desta forma ambos serão iguais como prevê a carta magna.

Os vereadores apresentaram aos conselheiros, documento enviado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carazinho, onde o mesmo solicita a retirada do referido projeto ou a rejeição do mesmo em sua votação, uma vez que “o mesmo não vem de encontro aos interesses dos servidores públicos municipais (...), e com esse modelo de projeto a coisa vai piorar (...) o referido projeto deve ser melhor estudado e discutido entre os servidores”, ainda na mesma ressalta que durante a assembléia realizada para apresentação do projeto os servidores não puderam se manifestar quanto as alterações.

Os vereadores solicitaram durante o encontro, que o conselho reveja as alterações do projeto e estude a necessidade de adicionar emendas ao projeto original, melhorando-o ainda mais. Pois, da forma em que se encontra e com o manifesto do Sindicato dos servidores, provavelmente o projeto seria derrubado na votação.

Desta forma, os conselheiros pretendem se reunir, em reunião extraordinária com todos os membros, para estudar o projeto e realizar as alterações necessárias, buscando desta forma consenso entre conselho, sindicato e APROCAR.