Escola apresenta a vereador projeto de preservação do meio ambiente

O presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho Paulino de Moura esteve na noite de quarta-feira (22) visitando a Escola Estadual de Ensino Médio Veiga Cabral, no Distrito de Pinheiro Marcado.  A visita se deve a um convite da professora e coordenadora do ensino médio inovador da escola Marinês Zambiasi durante a entrega do material da dengue na semana passada. Marinês disse ter um projeto  voltado ao meio ambiente para apresentar ao vereador e o aguardava na escola.

Sendo assim, na última quarta-feira o presidente da câmara se deslocou até Pinheiro Marcado para conhecer o projeto e também para deixar o material informativo referente a prevenção da dengue.

A professora entregou a Paulino de Moura um documento com os dados do projeto que se chama “Eu e Meu ambiente. Eu Amo, Eu Cuido”, que iniciou já no mês de fevereiro e abrange não apenas os alunos, mas toda a comunidade daquela localidade. A metodologia do projeto  visa a realização de atividades com os alunos abordando o tema através de filmes, dinâmicas, leituras, mensagens; realização de palestras; reaproveitamento de materiais recicláveis; realização da na[alise clínica da água consumida pela localidade local e possíveis alternativas para melhorar a qualidade; colega seletiva;  preservação de árvores; elaboração de composteiras na escola; instalação de lixeira coletivas nas ruas do Distrito e comunidade próximas;  viabilização de coleta, no mínimo semanal, do lixo não orgânico produzido.

Segundo Marinês, já foi acordado junto ao gabinete do prefeito e a presença do secretário de agricultura Paulo Barboza de que estará sendo viabilizadas as lixeiras para a comunidade e também o recolhimento de lixo será de forma regular naquela comunidade. Ao total serão 10 lixeiras,sete ficarão em Pinheiro Marcado, uma em Cruzinha, uma em Molha Pelego e uma outra em São bento.

O presidente do legislativo parabenizou a professora e a escola pela preocupação com o meio ambiente e disse que será parceiro das atividades da escola. Disse ainda que está disposto a trabalhar junto para que a comunidade adquira essas lixeiras, já que é um direito de todos. Destacou ainda algumas ideias que serão sugeridas ao secretário de agricultura.