Câmara dará 10 dias para adequação no recolhimento de lixo

Com diversas reclamações referente a coleta do lixo no município, a Câmara de Vereadores realizou uma reunião para buscar entender  o porque do descontentamento da comunidade em relação ao serviço prestado e buscar soluções. Na reunião estiveram presentes os vereadores Anselmo Britzke, Eduardo Assis,Paulino de Moura e Orion Albuquerque.

O representante da empresa que responde por Carazinho Jocides Damaratt, o fiscal de contrato da prefeitura Rodrigo Ruduit e o fiscal de campo também do executivo Robson Schallenberg estiveram presentes para responder as questões e buscar alternativas.

O presidente da casa Paulino de Moura iniciou a conversa dizendo que tem recebido inúmeras reclamações da comunidade, citando o exemplo do seu bairro, onde o lixo não é recolhido como deveria, fazendo os montes e deixando-os até 8 horas até que ocorra o recolhimento. Afirmou que caso não sejam dadas providências, o legislativo fará um documento pedindo pelo rompimento do contrato com a empresa.

O representante da empresa disse saber da demanda e também de algumas falhas que tem ocorrido no município, porém,  disse aos vereadores que está apenas há um mês e meio a frente da empresa aqui e que tem buscado se adequar.

Os fiscais da prefeitura levantaram vários pontos relacionados contratuais que não estão sendo cumpridos pela empresa. Segundo Rodrigo Ruduit a empresa deveria ter quatro caminhões rodando e um reserva, o que não acontece. Atualmente, no máximo três rodam pela cidade. Também disse que está previsto que os caminhões deveriam ter dois de rodagem, o que também não é cumprido.  O tempo do recolhimento do lixo amontoado na rua deveria ser de até meia hora, a empresa não cumpre. Ainda conforme o fiscal, até duas semanas atrás as  pessoas não faziam reclamações formais na prefeitura, já agora estão sendo protocolados diversas situações, ou seja, a comunidade não aguenta mais. E isso motivou a reunião desta  quarta-feira.

Nos relatos, os fiscais afirmaram que o atual gerente tem buscado se adaptar, porém não tem recebido respaldo da empresa. A partir desta afirmação a Câmara definiu que fará um documento assinado por todos os vereadores pedindo pelas adequações imediatas. O prazo para esses ajustes será de 10 dias, caso contrário , será pedido ao executivo o rompimento do aditivo.