Câmara inicia entrega de material contra a dengue nas escolas

Conforme programado pela Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira  (15) foi iniciado o trabalho de conscientização e prevenção a dengue nas escolas do município. Nesta manhã, foram visitadas nove escolas das redes estadual e municipal de ensino. Em diferentes bairros, o presidente do legislativo, vereador Paulino de Moura entregou as equipes diretivas o material confeccionado pela casa e colocou o poder à disposição das escolas para que acabar com o mosquito. Além das escolas dois postos de saúde nos bairros Floresta e Sassi também foram visitados.

A primeira escola visita nesta quarta foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodolfo Bolzani, onde Paulino de Moura foi recebido pela diretora Katia Simone Ceze Skowronski e a orientadora Juliana Ecker Kolling. A diretora parabenizou a iniciativa dos vereadores e disse estar preocupada com a situação do município. Apresentou ao vereador os trabalhos realizados pelos alunos na semana passada, como forma de orientação as crianças. Também citou dois casos que chegaram até a escola de uma mãe que teve o caso confirmado da dengue. Isso tem feito com que se tenha um cuidado redobrado com as crianças.  Disse ainda que solicitou a secretaria de saúde material informativo sobre a dengue e foi encaminhado a ela somente um cartaz para expor na escola.

Em seguida o vereador foi até o Patronato Santo Antônio que está comportando também os alunos da escola Francelino Dorneles. Lá com versaram com os responsáveis pelas duas escolas a diretora Rosane Punk e o Irmão Edegar Back. Ao apresentar o material o presidente do legislativo ressaltou a sua intenção de fazer uma parceria entre as escolas, para que não surjam novos casos da doença no município. A diretora afirmou que o material será muito útil, pois no sábado será realizado um trabalho pedagógico na escola voltado a esse assunto e que o material servirá de referência para eles.

Na sequência, o vereador se deslocou até a escola Paulo Frontin, onde a equipe diretiva composta por Elisabete Medeiros, Adriane Kolling Pedroso e a diretora Tânica Marmett. Nesta foi informado de que na semana passada o vereador Orion Albuquerque teria deixado o material para elas, após serem informados de que a secretaria de saúde não tinha nenhum tipo de material informativo. Agradeceram a presença e parabenizaram a Câmara de Vereadores pela ação tomada.

A escola Rufino Leal também foi visitada pelo vereador que deixou o material com a diretora Luciana Biolchi Jarré. Ela também agradeceu o vereador pela preocupação com a escola e destacou a situação preocupante em que o município está vivendo. Aproveitou a visita do vereador para mostrar o lixo que está há dois meses ao lado da escola e não foi recolhido pela secretaria de obras. De acordo com ela desde fevereiro foi feita uma limpeza com corte árvores e grama e os galhos ainda estão lá. Não sendo suficiente, alguns moradores também tem jogado lixo naquele local, sendo também um lugar que pode servir para o mosquito largar seus ovos.

Na escola Pedro Vargas a supervisora de ensino Francine Schoreder recebeu o material e parabenizou a ação. Comentou que na última semana a escola realizou diversos trabalhos em sala de aula e até uma caminhada com as crianças.

A escola Alfredo Scherer também recebeu o material educativo da Câmara de Vereadores, através do vereador Paulino de Moura. Lá a diretora Marines Drey foi quem recebeu o material educativo que ficará fixado na escola para orientação dos pais e também alunos.

No Alfredo D’Amore a diretora Gertrude Padilha e a vice Sandra dos Santos  receberam o material e parabenizaram a iniciativa do poder Legislativo, mas também destacaram a importância da visita dos agentes nas ruas.

Na Escola Marquês de Caravelas, quem recebeu o material foi a diretora Elisabete Breda e a vice diretora Iara da Rocha, que agradecerem o vereador pelo material entregue a escola.

Também nesta manhã foram entregues cartazes nos EFS’s dos bairros Floresta e Sassi para ajudar na prevenção da dengue em Carazinho. Amanhã, outras escolas serão visitas por mais vereadores.

O que chamou a atenção durante a manhã é que uma das escolas uma professora encontrou um mosquito com as características do mosquito transmissor e levou até a escola para apresentar aos alunos. No ESF do bairro Sassi também foi encontrado um mosquito apresentando as características.  Por esse motivo, o vereador Paulino de Moura, destacou nesses ambientes durante a visita de que é preciso que seja feita a pulverização com o inseticida para acabar com o foco do mosquito, somente assim, estaria sendo protegida a comunidade.