Presidente aciona comissão da saúde da casa

A sessão desta segunda-feira (06) aprovou  apenas quatro dos sete projetos colocado em votação. Os projetos 031/15, 007/15 e 019/15 todos de autoria do executivo municipal, tiveram pedido de vistas. Os projetos refere,-se, respectivamente, a nova redação do Art. 60 da Lei Municipal 7.841/14 que prevê que a prefeitura arque com despesas predial do IFFSul; O seguinte previa abertura de crédito suplementar no Orçamento 2015 que necessita de um demonstrativo do superávit e o projeto 025/15 que dispõe da criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico.   Os demais foram aprovados, assim como os relatórios 002 e 003 do Legislativo Municipal quanto a execução orçamentária relativo aos meses de janeiro e fevereiro.  A sessão teve ainda a presença do suplente Gilnei Jarré (PSDB), no lugar de Erlei Vieira, ausente por problemas de saúde.

Durante o grande expediente o primeiro a utilizar a tribuna foi o vereador Rudi Brombilla que parabenizou a empresa Telha Certa pelos seus 15 anos em Carzinho. Também disse estar descontente quanto a resposta do pedido de informação quanto a abertura de crédito suplementar para a terraplanagem no Distrito Industrial para a implantação da empresa TKA Guindastes. A resposta é de que o dinheiro não foi investido na empresa e, o que gerou outro questionamento do vereador, é de saber por que o pedido veio assinado pelo ex-secretário de desenvolvimento e não pelo prefeito. Convidou todos os presentes para que se façam presentes na audiência pública do dia 08 de abril, quarta-feira, às 19 horas na Câmara de Vereadores sobre o Plano Diretor.

Em seguida foi a vez do vereador Fernando Sant’Anna que declarou apoio a Erlei Vieira para que assumisse a secretaria de saúde de Carazinho.Também fez uma denúncia quanto ao seu pedido de informação  quanto a um aparelho  adquirido no ano passado um aparelho de bioquímica para o Laboratório de Analises Clínicas do Município.O pedido foi realizado no dia 16 de março e até agora não recebeu nada.

O prefeito tem um período de 15 dias para responder o pedido de informação, caso ele não ocorra dentro desse período é considerada improbidade política, podendo haver a cassação do mandato. Diante dessa reclamação levantada pelo vereador, o presidente da Câmara paulino de Moura solicitou que o vereador refaça o pedido, dando uma segunda chance ao prefeito.

O vereador Estevão De Loreno trouxe a insatisfação quanto a não contratação de um médico veterinário, o que gerou uma multa para os apicultores de Carazinho, já que os mesmo não são inspecionados para trabalhar na praça. Por um descaso político, os mesmos estão sofrendo conseqüências. Também falou da Corsan e da segunda morte na Salgado Filho em duas semanas que mesmo com duas tragédias ainda não foram tomadas providências.

Paulino de Moura usou da tribuna e iniciou chamando o prefeito de um “despreparado e incapaz”. Acrescentou o mesmo enviou somente na segunda-feira (07) às 11h 30min um projeto para que fosse decretado Alerta epidemiológico, quando se espera no início da semana passada. “E aí ele está preocupado com a dengue?” questionou o vereador. Disse que o cemitério municipal é uma vergonha. Disse que ele é o gestor e quie por este motivo ele não precisa da câmara de Vereadores para tomar uma decisão quanto a área indígena, já o que mesmo nunca ouviu as solicitações dos vereadores, poderia tomar esta decisão sozinho e não jogar todos os problemas para que a Câmara resolva.

O vereador Orion Albuquerque ressaltou a audiência pública que está sendo planejada pelo secretário de desenvolvimento Gian Pedroso que tratará sobre os animais. Disse ter contatado o secretário que enviasse um convite para a deputada estadual Regina Fortunati para dar um norte ao município por toda a sua experiência. De acordo com Orion o secretário está aguardando agenda de Fortunati para que possa oficializar o dia da audiência.

O suplente de vereador Gilnei Jarré falou sobre a publicação referente a seu partido e também ao seu nome de em uma coluna do jornal de Carazinho. Ressaltou que não se pode jogar pedra no telhado dos outros sem olhar o seu e nem falar da pedra do sapato dos outros esquecer os seus. Disse que quem tem medo de investigação não deve entrar na vida pública e se entrar tem que fazer um bom trabalho para não ser acusado. Destacou que ele o irmão dele foram criados com o suor do trabalho de seu pai. Também afirmou que por duas vezes foi investigado e “continuo dormindo no meu travesseiro com a consciência tranqüila”.

Em seguida foi a vez do vereador Alaor Tomaz relatou sobre a sua ação social no bairro Conceição a convite de amigos. Também falou da sua ida até a Ulbra para pedir a permanência do curso de Educação Física que foi muito bem recebido pela diretora o que faz acreditar que essa porta não será fechada em Carazinho.

O líder do governo , vereador Vitor Xavier pediu respeito a autoridade maior do município – prefeito municipal – quanto a algumas posições e críticas feitas dentro da casa. Também ressaltou que há falhas, mas que nenhuma delas ocorre para prejudicar a população, mas sim porque o prefeito é muito mais gestor do que político.

O último a usar a tribuna foi o vereador Anselmo  Britzke parabenizou a imprensa presente pelo dia do Jornalista que é comemorado nesta terça-feira (07). Também fez referência a Corsan onde disse ser “vergonhoso o trabalho que a Corsan presta no município”. E também mencionou a questão do cemitério municipal que necessita de reparos e que está aberta a licitação.