APAE busca ajuda da Câmara de Vereadores

Na tarde da última segunda-feira (23) a diretora da APAE Carmem Argenton e a presidente  da associação de pais da escola Maria de Lurdes Gobbi (Luli) convocaram os vereadores para uma reunião sobre o projeto de Lei do executivo municipal que trata da Lei de Auxílios e Subvenções. A conversa ocorreu no gabinete do presidente da Câmara onde todos os vereadores puderam ouvir a reivindicação da APAE.

De acordo com a Luli a APAE ganhava todos os anos o valor de R$ 75 mil e as demais entidades que integram o conselho de Assistência Social recebiam um valor que era retirado do recurso livre da prefeitura. Neste ano o conselho optou por dividir esses R$ 75 mil pelas cinco entidades que integram o conselho. Sendo assim a APAE passaria a receber neste ano o valor de R$ 15 mil. A diminuição desse valor,conforme Luli, “inviabiliza a APAE, pois nós trabalhamos com técnicos e com esse valos não vamos conseguir pagar os salários” afirmou. Contou ainda que a escola passa por dificuldades e que há dois professores (um deles a diretora) que ainda não recebeu o salário do mês de fevereiro e isso vem preocupando os pais.

Durante a reunião ressaltaram a importância do trabalho das demais entidades e que também tem direito desse repasse, mas que isso deveria ocorrer como nos outros anos.  Por esse motivo estavam pedindo socorro aos vereadores para que não votassem o projeto na sessão, e que isso fosse reavaliado e conversado com o Executivo. Além disso, destacaram que a APAE é considerada uma entidade de  média complexidade o que, segundo elas, o conselho não teria considerado. Caso a decisão se mantenha, as representantes da APAE garantiram que irão buscar o Ministério Público, pois é de direito da entidade receber esse auxílio para que não seja diminuído o atendimento das pessoas, nem ocorra a demissão de funcionários.

Os vereadores ficaram bastante preocupados com a situação posta pela APAE e asseguraram que o projeto já não iria a votação devido a algumas correções que deveriam ser feitas. Porém, afirmaram que uma reunião com a presença dos 13 com o prefeito para que sejam tomadas providências. A reunião ainda não foi marcada, mas deverá ocorreu nesta semana, entre esta terça-feira ou quinta-feira.