Vereadores pedem por segurança pública e soluções para a Eletrocar

Os vereadores Orion Albuquerque (PSDB) e Eduardo Assis (PSD), estiveram na quarta feira (12) na Secretaria de Minas e Energia com o Secretário Lucas Redecker, tratando de demandas do município. Entre elas, um pedido do Presidente das Centrais Elétricas de Carazinho – ELETROCAR Erineu Xavier, de agendar reunião com a direção da Eletrobrás referente a alguns financiamentos pendentes a empresa carazinhense nos valores próximos a R$5000.000,00. Estes recursos estavam garantidos através de contrato com a Eletrobrás e foram suspensos a partir da extinção da RGR (Reserva Geral de Reversão) que trouxe um conjunto de regras para o setor elétrico.

Também será solicitada, após o agendamento da reunião, a liberação pela Eletrobrás, do repasse dos valores da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) dos recursos destinados a cobertura dos subsídios tarifários e da redução tarifária criada pela Lei 12.783/13.

O Secretário Redecker, se colocou à disposição dos vereadores, onde adiantou que já tem agendado neste mês de março uma reunião com os diretores da empresa Eletrobrás, e que convidará a presidência da Eletrocar a participar, colocando os assuntos na pauta.

Aproveitando a estada em Porto Alegre, os vereadores estiveram também, nesta semana, na Secretaria de Segurança Pública onde conversaram com o Chefe de Gabinete Marco Aguirre Gouvêa, e após, com o próprio Sec. De Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, solicitando alguns pedidos na ordem de segurança pública para o município de Carazinho, principalmente no que se refere ao 38 BPM.

Os vereadores solicitaram mais efetivo para a região, Escola de Formação de Brigadianos em nossa cidade, Patente Tenente Coronel para o comando da 38 BPM. Atualmente, o 38 BPM, é responsável por 24 municípios na região, sendo que no perímetro de Carazinho, o déficit de efetivo é de 60%.

O secretário disse que dará uma atenção especial a região, pois em visita no último final de semana, contatou que a cidade de Carazinho é bastante grande  e que estará fazendo um trabalho em conjunto entre as duas policias do estado.

Na manhã de hoje, uma reunião com o chefe da casa civil Márcio Biolchi está agendada também para discutir sobre o local de construção do presídio estadual de Passo Fundo. A audiência está marcada para às 11 horas no gabinete de Biolchi com os vereadores e também presidentes de entidades de classe.