Vereadores discutirão amanhã construção de presídio em Porto Alegre

Nesta quinta-feira (12) uma comitiva de Carazinho será recebida pelo chefe da Casa Civil Márcio Biolchi para apresentar algumas questões quanto a localização do Presídio Regional de Passo Fundo. Um documento assinado por representantes de entidades como ACIC, CDL, OAB, Sindilojas, Sindicato dos Comerciários, Sindicar, Sindicato rural, ONG Ariva, Lojas Maçônicas, Conselho da Comunidade, Departamento de Meio Ambiente, Sindicato dos Metalúrgicos e Sindicados dos trabalhadores de Máquinas agrícolas será entregue a Biolchi para que seja reavaliado o local de construção da casa prisional.

O encontro acontecerá às 11 horas no gabinete do chefe da casa civil, em Porto Alegre. A comitiva será representada pelos vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque, presidentes da ACIC, SINDICAR e OAB. Também são esperados na reunião membros da Susepe e o vice-governador José Paulo Cairoli.

O documento cita diversos motivos pelos quais a comunidade é contraria a construção naquela área. Entre elas a proximidade com o manancial que abastece o município, colocando mais de 60 mil pessoas em risco de contaminação.

Além disso, cita-se as dificuldades do próprio presídio local, onde os recursos não são suficientes para fornecer adequadamente sequer produtos mínimos para higiene aos presos. Onde o Conselho da Comunidade é quem faz a aquisição de papel higiênico e outros produto básicos.

Outras questões como facilidade de fuga, dificuldade de acesso dos serviços de apoio rotineiro, dificuldade de acesso em casos de emergência, impacto urbanístico, dificuldade de acesso aos familiares dos presos, inadequação de uma obra as margens da rodovia tão importante e já sem capacidade adequada de escoamento do trânsito como é a BR 285, entre outras.

Uma avaliação técnica também foi feita, com base em outra situação para comprovar que a área não é adequada para que a construção seja concretizada. Por esse motivo, autoridades e representantes da comunidade estão juntos buscando a solução. Durante o final de semana o próprio governador do estado, em sua passagem por Carazinho, disse que nenhuma decisão seria tomada sem conversar com a comunidade, isso, de certa forma, causou tranqüilidade a população que aplaudiu o governador. Também foi colocada a possibilidade de outra área para uma construção maior,só que esta dentro de Carazinho, longe de afluentes ou que possa prejudicar o meio ambiente ou até mesmo uma comunidade.