Morador denuncia descumprimento de Lei Complementar nas agências bancárias

Na tarde desta segunda-feira (09) foi denunciada na Câmara de Vereadores o descumprimento da Lei complementar número  136 de outubro de 2014 quanto ao tempo de espera nas agências bancárias. De acordo com o texto da lei “Os usuários devem ser atendidos pelos caixas em 20 (vinte) minutos. O atendimento, no~5 (cinco) primeiros duas úteis e no último dia útil de cada mês, nas segundas- feiras e nos dias seguintes e feriado, deverá ser feito no prazo máximo de 30 (trinta) minutos”. Porém, um munícipe esperou uma hora para ser atendido na agência bancária do Banrisul localizado no bairro Borghetti.

Em cumprimento a lei onde o atendente deve entregar o ticket com o horário de chegada e também da saída, o morador teve entrada hoje às 12h 43min na agência e recebeu o atendimento às 13h 40min. Diante disso, foi entregue o comprovante na prefeitura municipal no setor de fiscalização o xerox do documento onde deverá ser feita uma advertência a agência. Caso haja nova reclamação deverá ser aplicada multa  de 1.500 (um mil e quinhentos), URM - Unidade de Referência Municipal. Na terceira reincidência multa de 2.500  URM. Multa no valor de 3.500 URM na quarta vez.

Consta ainda que a multa pode ser aplicada quantas vezes forem necessárias até que a agência atenda as necessidades da Lei. Está sendo reivindicado pelo vereador Eduardo Assis, autor das alterações da Lei Complementar, cartazes e material informativo para que as pessoas saibam de seus direitos e a aonde ir denunciar. Cabe ressalta que a lei não vem com a intenção de prejudicar as agências bancárias e sim, buscar soluções para as pessoas que necessitam de um atendimento não fiquem por horas aguardando para ser atendido.