Secretaria estadual confirma construção de presídio na BR 285 a Vereadores

Secretaria estadual do meio ambiente informou que tratativas são em vão e sugeriu que vereadores entrem na justiça

Durante esta semana os vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque, que estão em Porto Alegre, foram informados de que o Governo do Rio Grande do Sulcorre o risco de ter que devolver o valor de pouco mais de R$ 8 milhões a União caso não seja iniciada a construção da penitenciaria feminina de Passo Fundo.

A casa prisional tem como projeto a BR 285, na divisa ente os municípios de Carazinho e Passo Fundo. O local, desde 2011, quando anunciada a construção, tem gerado repúdio da comunidade carazinhense, uma vez que poderá atingir a captação da Corsan que traz água até o município.

Diversas manifestações contrárias foram realizadas pedindo para que fosse reavaliado o local para construção desta casa prisional. De acordo com os vereadores mesmo que a obra atenda as solicitações da Fepam, a deficiência em manutenção do local preocupa toda a comunidade, pois todos sabem da realidade dos presídios. Por esse motivo os vereadores buscaram durante a tarde desta quinta-feira (19) uma audiência com  responsáveis da secretaria estadual do meio ambiente e desenvolvimento sustentável para que a obra não seja reiniciada, garantindo assim, a segurança da população de Carazinho e região que consomem desta água.

Durante a audiência, foram recepcionados pela chefe de gabinete Lilian Zenker que os recebeu muito bem em seu gabinete. Em seguida foram encaminhados a secretária  estadual do meio ambiente e desenvolvimento sustentável Ana Pellini que foi bastante intransigente afirmando que todas as ações tomadas pelos vereadores será em vão e que amanhã deverá sair uma licença  para dar início as obras do presídio estadual de Passo Fundo. Conforme o vereador Eduardo Assis, a secretária teria afirmando que mais tarde estes vereadores estaria agradecendo-a por esta construção. Em resposta afirmaram que será ao contrário, que mais tarde estaria lá reclamando da contaminação da água de Carazinho.  Ainda conforme Eduardo a secretária teria dito para que eles entrassem na justiça se quisessem evitar qualquer coisa.

Para o vereador Orion Albuquerque, “agora mais do que nunca vamos precisar do apoio do nosso deputado, chefe da casa Civil Márcio Biolchi, pois é inadmissível que não seja tomada nenhuma providência com tudo o que já foi apresentado as autoridades”, desabafou.  Os vereadores retornam a Carazinho nessa sexta-feira bastante decepcionados com o posicionamento do governo estadual, e juntos com a comunidade vão buscar soluções para que a construção não ocorra as margens da BR 285.