Governo garante melhorias para ERS 142

Representantes municipais receberam sinalização de municipalização de trecho da ERS

Uma comitiva com representantes de Carazinho e Não-Me-Toque estiveram nesta segunda-feira (09) no gabinete do secretário estadual de transportes e mobilidade Pedro Westphalen para solicitar, mais uma vez, melhorias na ERS 142 que liga os dois municípios. Carazinho esteve representado pelo presidente da Câmara Paulino de Moura, vereador Alaor Tomaz e o prefeito municipal Renato Süss, que foram convidados pela prefeita de Não-Me-Toque Teodora Lütkemeyer. Ela esteve com secretários municipais e também o presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque Ibanêz Victor de Quadros.

Na audiência com o secretário, foi entregue uma cópia de um dossiê feito pela prefeitura de Não-Me-Toque, a partir de um manifesto ocorrido no mês de Novembro, com o bloqueio da ERS. Na época diversas lideranças políticas estiveram no ato solicitando melhorias imediatas para estrada. Ao total foram recolhidos 8.807 assinaturas em um abaixo assinado que correu nos dois municípios. Além disso, o documento traz informações de acidentes totais ocorridos na estrada desde 2010, mortes, lesões, além das reivindicações em que a estrada necessita.

A prefeita Teodora Lütkemeyer afirmou também que esta é uma cópia e que o documento original será entregue ao governador para análise da realidade em que a estrada se encontra. Enfatizou que o cuidado naquele local deve ocorrer com uma frequência maior e não somente durante o período da Expodireto Cotrijal. Segundo ela, no ano passado foi realizado um recapeamento da área, e que em dois meses após de conclusão o asfalto já encontrava-se em situação crítica. Questionou também a viabilidade de uma terceira faixa, ou até mesmo a duplicação, em função do alto volume de veículos que passa pelo local, especialmente caminhões.

O presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho, Paulino de Moura reiterou o apoio a comitiva de Não-Me-Toque e entregou ao secretário um ofício da Câmara solicitando melhorias na estrada e também a municipalização de 6Km da ERS onde ficam instaladas empresas carazinhenses e que não são podem ser atendidas por ser uma estrada estadual. Segundo o presidente a área seria de saída BR 285 até o bairro São Sebastião, onde atualmente as condições são precárias e não se pode fazer nada através do município a não ser solicitar ao DAER providências. Paulino reiterou ainda que a estrada é que liga toda a região, passa o escoamento de grãos, além de ser visitada por pessoas do mundo todo durante a feira.

Diante disso o secretário Pedro Westphalen afirmou que a estrada é uma das prioridades da secretaria pela importância que a região representa ao Estado. Ressaltou também atualmente o que mantém o Estado é o setor primário e por isso a necessidade de que ela seja mantida sempre em condições. Afirmou que há possibilidades de uma duplicação, mas que existem muitas estradas no estado que encontram-se em condições críticas, em estado pior que a ERS 142 e que hoje o custo do asfalto subiu 40% em relação a dezembro do ano passado. Esses custos também complicam que grandes obras aconteçam, mas garantiu que será feita um recapeamento e as devidas melhorias. Ainda avalizou que a manutenção da estrada será uma das prioridades do governo por tudo que ela representa. Quanto a municipalização do trecho também disse que é possível e que para que isso ocorra basta dar continuidade no pedido iniciado na gestão anterior.

A comitiva saiu bastante satisfeita do encontro, sendo que o secretário pertence a região de Cruz Alta e sempre foi bastante ligado ao município de Não-Me-Toque e região, intervindo nas demandas do município. Por esse motivo, o grupo espera que as reivindicações sobre melhorias no acostamento da ERS, o estreitamento da estrada, entre outras demandas deverão ser atendidas o mais rápido possível.