Vereador Eduardo Assis questiona informativo municipal

Vereador questionou números da saúde e também maquinários adquiridos

Durante a sessão da última segunda-feira (02) o vereador do PSD Eduardo Assis questionou o orgulho em divulgar o informativo municipal pela administração atual. O documento está circulando pela cidade há pelo menos duas semanas que contém alguns dados quanto aos dois anos do governo atual.

De acordo com o que consta no documento foram realizadas 5 contratações de médicos para os ESF’s e 7 estrangeiros pelo programa “Mais Médicos” do Governo Federal. Para o vereador, cinco médicos em dois anos não é uma questão de orgulho e um número muito baixo de profissionais para uma administração que dizia foco em saúde pública. Quanto aos 7 médicos cubanos, também se mostrou descontente com essa “conquista” já que veio a público que estes profissionais até com salário atrasado estavam, sem poder comprar comida para suas refeições.

Outros dois pontos sobre a retirada do cofre da prefeitura e também a implantação do cartão combustível, destacou que isso qualquer administração poderia ter feito, não significa grande mudança, já que essas 300 mil/ ano economizados não demonstraram investimento nenhum na comunidade. Sobre as obras, onde afirma a aquisição de 5 caminhões, 2 retroescavadeiras, 2 rolos compactadores, plataforma, patrola, trator, carregadeira, 2 roçadeiras grandes e 10 manuais, são na verdade um financiamento da gestão passada e que foi concretizada na atual e que não esta administração não merece receber os méritos. Ainda sobre as obras, destaca que foram asfaltadas 20 ruas em 2 anos, não contemplando uma rua por mês durante todo esse tempo de governo.  Sendo assim, “de que adianta todo esse equipamento disponível na secretaria de obras se a cidade segue abandonada, um exemplo disso é analisar os requerimentos de indicação protocolados na última sessão de limpeza de praças, ruas e canteiros próximos as escolas” questiona o vereador. Além de que, estes não são vistos operando.

Outro dado que consta no informativo é quanto aos procedimentos de saúde, onde destaca-se 43,4 mil procedimentos nos postos de saúde. Em um calculo em cima de 24 meses, cada um deles com 21 dias em um total de 12 postos o número de atendimentos diários chega-se a número de 82 procedimentos diários, 6,8 por ESF. “Isso é motivo para se orgulhar?” questiona o vereador. Os atendimentos odontológicos, usando o mesmo cálculo o número é de 0,5 por dia. Uma informação que está oculta neste material e que ilude a população quando vê esse tipo de documento.

Na última página do informativo relata-se as dificuldades com a mão de obras e por isso não ter sido atendido como deveria o interior e alguns bairros. Para o vereador esse tipo de afirmação é um “desprestígio para os funcionários da secretaria que estão lá trabalhando, dizer que não existem funcionários, deve-se estimulá-los e não desvalorizar o trabalho realizado” destacou o vereador Eduardo Assis.

A última frase posta no informativo também motivou argumentação do vereador onde diz “Ame sua cidade, faça a sua parte”. Para Eduardo, a comunidade faz a sua parte, os vereadores estão fazendo a sua parte, somente o executivo é que não está cumprindo com a sua. Fazendo ameaças à Câmara, dificultando o acesso de vereadores do próprio partido de participarem de administração e isso, está se refletindo no município.