Garantida a renovação com urgência e emergência do HCC

O impasse entre HCC e prefeitura municipal chegou ao final na tarde da última segunda-feira (26). Em uma reunião no Ministério Público representantes do hospital, Câmara de Vereadores e prefeitura definiram o contrato que disponibiliza a comunidade Carazinhense a emergência e urgência do HCC. O legislativo foi um dos intermediadores para que essa negociação chegasse a um resultado positivo, estando presente em todas as reuniões e se propondo a abrir mão de recursos próprios para garantir saúde a comunidade.

A Câmara esteve representada pelo vereador Rudi Brombilla, uma vez que o presidente Paulino de Moura estava em viagem, onde ficou definido de que o legislativo estará contribuindo com o valor de R$ 300 mil, destes 300 mil para a emergência e a reserva de contingência R$ 550 mil para o sobreaviso. A definição contou com o aval do presidente que por contato telefônico aprovou a decisão.

A reunião foi motivada pelo promotor de justiça Juliano Grizza, que ainda na sexta-feira (27) conversou com o legislativo e a contabilidade da prefeitura para chegar a uma negociação. Nesta o prefeito havia informado aos servidores de que não iria colocar valor a mais do que havia sido repassado. Preocupado, Grizza questionou ao legislativo se havia a possibilidade de a liberação de um valor da Câmara.

Sensível a esse pedido, o legislativo abriu mão de R$ 350 mil, mais os R$ 550 mil da reserva de contingência para que tudo fosse investido na saúde municipal. O contrato final ainda não foi divulgado oficialmente, pois o hospital irá repassar aos médicos, mas, durante a reunião o HCC aceitou a proposta.

Para o presidente do legislativo de Carazinho, vereador Paulino de Moura este ato mostra mais uma vez que a “Câmara de Vereadores de Carazinho deixa de ser  coadjuvante para ser protagonista”, afirmou Paulino. Segundo ele, este é mais um ato em que a Câmara tem se destacado e garantindo condições para os munícipes. Além desta intermediação entre HCC e Prefeitura, o presidente ressaltou ainda  a participação efetiva no aumento dos servi dores públicos municipais. Com esse repasse o pagamento do sobreaviso fica 50% de responsabilidade do HCC, 30% da Câmara e 20% da prefeitura municipal.