Câmara busca soluções para contrato da emergência do HCC

Vereador Rudi Brombilla rebateu críticas do governo sobre repasse da Câmara e sugeriu destinação de R$ 400 mil da reserva de contingência a saúde

Não houve acordo firmado entre prefeitura municipal e médicos do HCC. Em uma reunião no final da tarde de ontem no hospital, com a participação do vereador Rudi Brombilla, os médicos ouviram a proposta do executivo quanto à renovação do contrato de atendimento de emergência e urgência.

A ideia primeira da prefeitura municipal era de manter dois médicos plantonistas deixando de fora o sobreaviso. Porém, após muita discussão com o HCC, secretaria e prefeitura, foi acordado que seria mantido o sobreaviso, sem abrir mão dos dois médicos plantonistas. Contudo o grande impasse era a questão dos valores que seriam repassados ao hospital. A secretaria de saúde alega que não há condições de pagamento do que está sendo solicitado.

Desde a semana passada a Câmara vem participando dos encontros para tentar auxiliar na solução deste problema e que afeta diretamente os munícipes. O presidente do legislativo, Paulino de Moura, garantiu em reunião anterior o mínimo de R$ 500 mil do recurso da Câmara para auxiliar no contrato. Após isso, um novo contrato foi encaminhado ao HCC no valor de R$ 333 mil, que também não foi aceito pelos médicos.

Após muita discussão, o vereador Rudi Brombilla, representando o presidente Paulino de Moura, questionou o prefeito municipal de porque não houve essa negociação ainda no ano passado, já que sabia que esta era uma necessidade do município. Destacou ainda que deve ser trabalhado com prioridades e que a saúde é sem dúvidas a primeira delas. Quanto ao dinheiro, ressaltou que foi mantido o veto da reserva de contingência no valor de R$ 550 mil e que a sugestão é de que R$ 400 mil sejam repassados a secretaria de saúde. Reafirmou a parceria com o HCC e disse que será feito o possível para que o contrato seja assinado o quanto antes.

Um novo encontro será realizado na ACIC na quinta-feira (15) com a participação da entidade, prefeitura, secretaria da saúde e Câmara de Vereadores para acelerar a contratação. A sinalização dada durante a reunião de terça-feira é de que o município opte por apenaa um médico plantonista para poder manter o sobreaviso.