Notícias

ELOGIOS A EXPOCARAZINHO E VOLTA DAS DISCUSSÕES SOBRE OS GRUPOS DE SITUAÇÃO E OPOSIÇAO MARCAM A SESSÃO DA CÂMARA

1 min atrás

Na noite de segunda-feira (07) presidida por Otto Gerhardt (PT) e contando com a presença todos os Vereadores, aconteceu mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores. Entre os vários assuntos o que predominou foram os elogios a organização da ExpoCarazinho, pelo sucesso da feira, que colocou Carazinho novamente no cenário de grandes eventos. Elogios também ao Grupo Gazeta pela volta da 100.3 fm. Outro ponto bastante debatido foi a questão de formação dos grupos de situação e oposição, “o grupo dos sete” depois de reunião realizada na tarde, garante que está cada vez mais fechado, desmentindo qualquer boato de rompimento e por outro lado o grupo da situação defendendo que todos tem o direito de mudar de idéia e pensar diferente.
Depois da leitura dos trabalhos pelo secretário da mesa Vereador Rudi Brombilla (PP) passou-se ao Intervalo regimental, e em seguida ao Grande Expediente, usaram da tribuna os seguintes Vereadores:
- Rudi Brombilla (PP): Falou dos trabalhos que protocolou na casa, destacando a ExpoCarazinho, deixando registrado os parabéns ao Presidente do Sindicato Rural e sua equipe pela excelente organização do evento. Parabenizou a postura do executivo em matéria vinculada à imprensa, na qual garante que o município não doará área aos grupos indígenas, reiterando que em sua opinião não deve ser realizada mesmo. Aproveitou seu espaço para parabenizar o Grupo Gazeta pela volta ao ar da rádio 100.3.
- Daniel Weber (PP): Parabenizou também a realização da ExpoCarazinho, que cresceu muito nesta edição e que se estima que mais de 50.000 pessoas passaram por lá, destacando que é um feira comunitária, pois 65% dos espaços eram de empresas locais. Aproveitou para dar os parabéns a sua esposa, que trabalha no Sindicato Rural e participou intensamente da organização do evento. Parabenizou também as Agentes comunitárias pela passagem do seu dia (04 de outubro). Comentou sobre a situação precária do posto de saúde do bairro Princesa, sugerindo a Secretaria de Saúde que deixe o ônibus da saúde no bairro para que se possam fazer as reformas necessárias no local, mesmo que as vezes o mesmo tenha que se deslocar para o interior, que fique o maior tempo possível na comunidade até o fim das obras.
- Estevão De Loreno (PP): Também falou do sucesso da ExpoCarazinho, e se disse muito feliz ao ver a organização e principalmente a grande participação por parte da população, mostrando que o povo gosta de grandes eventos, lamentando a não realização da Seara e da Festança na Querência. Parabenizou também os veículos de imprensa que apoiaram e se fizeram presentes no evento. Falou sobre seu pedido de uma operação tapa buracos na estrada para o cemitério que se encontra em péssimo estado e da colocação de um quebra-molas na Av. Antônio José Barlete, que após o seu asfaltamento os veículos que por lá trafegam estão exagerando na velocidade, pondo em risco os moradores locais. Explanou sobre um Projeto de Lei de sua autoria que inclui no calendário oficial do município o “Novembro Azul”, que é um movimento mundial para prevenção do câncer de próstata, assim como é feito com o “Outubro Rosa” que trata do câncer de mama.
- Fernando Sant'Anna De Moraes (PP): Comentou sobre o projeto do Vereador De Loreno (PP), lembrando que no início do ano já havia tentado instituir o “Dia do Homem”, que visava entre outros problemas conscientizar a população masculina em relação ao câncer de próstata, mas foi considerado inconstitucional. Lembrou também que este tipo de câncer é o 5º que mais mata no Brasil. Falou sobre os boatos dos últimos dias que o “grupo dos sete” estaria rompendo o acordo firmado no começo do mandato. Relatou que os mesmos se reuniram na tarde e está mais forte que nunca, pois não existe nenhum traidor no grupo, e tudo que vem sido falado não passam de boatos infundados. Também parabenizou a ExpoCarazinho, principalmente a Diretoria do Sindicato Rural pela excelente feira realizada no último fim de semana. Falou sobre seu pedido ao Executivo da presença de um Agente de Trânsito na frente do Colégio Aparecida, pois na saída e entrada dos estudantes o transito este bem complicado, colocando em risco os mesmos, assim como em outras escolas do município. Comentou também sobre o pedido de um quebra-molas em frente a Secretaria de Saúde, pois o local é de intenso fluxo de automóveis e pessoas, muitas delas enfermas pela proximidade do hospital, isso coloca em risco a vida dos mesmos.
- Marcio Hoppen (PMDB): Relatou que no último sábado, juntamente com O Deputado Márcio Biolchi (PMDB) conseguiram algumas vestimentas e calçados para a Associação do Bairro Vila Nova, que não é muito mas com certeza trará mais conforto para a população mais carente daquele local. Comentou sobre seus pedidos protocolados na casa, entre eles destacou o que trata da praça do Bairro Sassi, que está sem bancos e assim como outras praças da cidade que se encontram abandonadas. Pediu também a presença de um Agente de Trânsito em frente ao Colégio Nossa Senhora da Glória, pelo mesmo motivo já apresentado, o grande fluxo de veículos na entrada e saída dos estudantes, colocando em risco os mesmos. Também parabenizou o Sindicato Rural pela realização da ExpoCarazinho, salientando o encontro de lideranças no local, que a muito tempo não se via isso em nossa cidade.
- Paulino de Moura (SOLIDARIEDADE): Começou seu discurso falando sobre sua saída do PTB, primeiramente agradecendo ao Deputado Federal Ronaldo Nogueira (PTB) pelo espaço que lhe foi aberto nestes 12 anos de partido. E ainda salientou se alguém tentar minar seu relacionamento com o Deputado saíra em defesa, pois os dois tem uma ótima relação e nada vai abalar isso. Lembrou que a janela para mudanças de partido está aberta e aproveitou para convidar os suplentes de Vereador para venham para seu novo partido o Solidariedade. Salientou que a população verá um partido diferente, pois ele agora como liderança buscará seu espaço dentro do cenário político estadual. Comentou sobre as formações de grupos na casa, que todos tem o direito de mudar de idéia e não considera um traidor alguém que muda de opinião. Afirmou que faz parte do grupo de situação, pois acha o grupo mais coeso e unido. Fez ainda uma conclamação a todos os Vereadores para que se abra um espaço na LDO em relação a verbas para a ExpoCarazinho afim de que este dinheiro seja aplicado em infra-instrutora na feira de ano que vem.
- Alaor Tomaz (PDT): Iniciou seu pronunciamento parabenizando toda a equipe de funcionários do Sindicato Rural de Carazinho pela realização desta grande feira. Parabenizou também a Secretária de Assistência Social Thaíse Albuquerque, pelos trabalhos realizados com os Grupos de Terceira Idade na Semana do Idoso. Falou de sua alegria de ver os idosos sendo bem tratados e em especial a sua mãe que se encontrava enferma durante um bom tempo e agora retornou as atividades em seu grupo. Salientou que sabe da importância destes grupos na qualidade de vida dos seus membros. Parabenizou ainda a Secretaria de Educação e Departamento de Cultura pela realização da 1ª Ciranda da Leitura, que eventos como esse só vem a engrandecer a educação de nossa população. Ao lembrar-se da data da Sessão, parabenizou a todos os Vereadores que a exatamente um ano comemoravam a Eleição para o cargo.
- Gian Pedroso (PDT): Lembrou que nesta data a um ano atrás estavam comemorando a conquista nas urnas, aproveitando para agradecer todos que confiaram em seu trabalho e o acompanharam neste um ano de vereança. Agradeceu ao Secretário de Obras que atendeu seu pedido de tapa buracos na Rua do Patronato Santo Antônio, e garantiu que em conversa com o mesmo, até o dia 2 de novembro (finados) será feita a recuperação da Rua do cemitério. Parabenizou também a ExpoCarazinho, e salientou que com esse evento Carazinho voltou ao cenário das grandes feiras. Aproveitou para parabenizar a Rádio 100.3 por sua volta ao ar. Parabenizou também a Secretária de Assistência Social Thaíse Albuquerque pela organização do almoço no dia do idoso e por seu trabalho a frente da pasta. Sobre a divisão da casa, lamentou que exista essa divisão, mas saudou o Vereador Paulino de Moura por sua posição e explanação, concordando que cada um tem sua opinião e ela pode ser mudada. 
- Anselmo Britzke (PDT): Comentou sobre esta data, que a um ano atrás todos se elegiam pelo voto popular, que neste ano dentro da vida pública teve algumas decepções as quais não esperava, que as vezes se tenta fazer o melhor mas várias pessoas tentam puxar as coisas para baixo. Parabenizou a volta da 100.3. Parabenizou também o Leitão a Pururuca realizado pelo Lions, no qual participou. Sobre a ExpoCarazinho, relatou que o Executivo Municipal disponibilizou vários espaços para pequenas empresas da cidade, salientou que esse foi a maneira que a Prefeitura achou de ajudar a realização da Feira, pois não constava no orçamento deste ano nenhuma verba destinada para tal evento. Noticiou que já esta sendo finalizada a licitação para compra de grande quantidade de asfalto pela Prefeitura. Por último falou sobre declaração a imprensa que em certos dias funcionários da casa ficariam sem nada para fazer. A seu ver se isso acontece vai da presidência do Legislativo tomar uma providência e demitir os mesmos.
- Orion Albuquerque (PSDB): Cumprimentou a organização da ExpoCarazinho, que ao seu ver foi sensacional e que ele é um grande admirador de feiras, pois elas fomentam a economia do município. Falou sobre a data que representa um ano da eleição e que os Vereadores nunca esqueçam suas obrigações quando foram eleitos. Sobre a divisão de grupos na casa, falou que torce para que seu grupo seja aumentado, e que isso faz parte do processo político democrático. Aproveitou para fazer o convite a todos que se interessem aproveitando a janela que esta aberta para que venham para o PSDB. Disse estar muito feliz com a volta da 100.3, lembrando que na rádio foi seu primeiro emprego, relatando sua trajetória dentro da empresa.
- Erlei Vieira (PSDB): Falou de sua satisfação com a atitude do Prefeito em relação a saúde, que ele abriu os olhos e que agora a coisa vai mudar. Agradeceu ao Secretário de Saúde pelo atendimento na ExpoCarazinho, pelo atendimento a Pinheiro Marcado que vem sendo realizado a cada 15 dias. Salientou que a Farmácia Básica está praticamente completa e comemorou a abertura do CAPS que está prevista para os próximos dias. Abriu seu voto a Deputado Estadual ao Vereador Paulino de Moura, falando do orgulho de trabalhar ao seu lado, dando todo apoio a ele nesta nova caminhada. Anunciou que ainda nessa semana começa a empreitada junto ao executivo para a criação do Centro de Recuperação para Drogados, que foi uma promessa de campanha.
Na ordem do dia foram deferidas 20 Indicações e aprovados 21 Requerimentos, 01 Projeto do Legislativo e 01 Projeto do Executivo. Todos aprovados por unanimidade.
Os referidos Requerimentos e Indicações e Projetos encontram-se na íntegra no site da Câmara Municipal de Carazinho:

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×