Notícias

SESSÃO MARCADA PELA PRESENÇA DO DEPUTADO ESTADUAL MÁRCIO BIOLCHI (PMDB) E A PREOCUPAÇÃO DOS VEREADORES COM A SITUAÇÃO DA CRECHE DO BAIRRO ORIENTAL

1 min atrás

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (16), presidida pelo Vereador Otto Gerhardt (PT) e contando com a presença dos demais Vereadores, menos Eduardo Assis (PSD) e Rudi Brombilla (PP) afastados por problemas de saúde e assumindo em seus lugares respectivamente Josir Antunes (PSD) e Clayton Pereira (PP). Além da presença do Dep. Estadual Márcio Biolchi que usou da tribuna, o ponto alto da Reunião foi a preocupação em relação ao estado da creche do Bairro Oriental. Contando com a presença de vários moradores do local, todos os Vereadores se mostraram preocupados em resolver a situação o mais breve possível. Outro assunto que debatido nas discussões foi a situação da Eletrocar.

Foi concedido um espaço na tribuna para o Deputado Márcio Biolchi, que se encontrava na casa para a entrega de um carro a ACAPA, e a convite dos Vereadores fez um breve discurso, nele falou da emoção de estar voltando a Câmara onde começou sua carreira política, na importância desta casa para a população e no orgulho de ter feito parte desta casa. Também deixou o convite a todos os Vereadores para que visitem seu gabinete em Porto Alegre e garantiu que sempre estará de portas abertas para os Carazinhenses. Agradeceu o espaço concedido, voltando a falar da emoção de usar novamente desta tribuna.

Depois de lidos os trabalhos pelo Secretário Marcio Hoppen (PMDB), usaram da tribuna no Grande Expediente os Seguintes Vereadores:

- Paulino de Moura (PTB): Falou da creche do Bairro Oriental, que se encontra em condições precárias e o atual dono do imóvel está pedindo ele de volta. Solicitou para que todos os Vereadores se reúnam e façam um pedido ao Prefeito que inclua no próximo orçamento a construção de uma nova creche no Bairro, garantindo que os mesmos não deixarão esta comunidade sem um local para suas crianças. Comentou também que infelizmente a Verba que virá para a construção de uma nova creche no terreno da ACAPESU é específica e não pode ser utilizada em outro local. Sobre o caso do Vale Alimentação dos aposentados agradeceu aos advogados da casa pelo empenho na questão e comunicou seu afastamento da comissão que cuida do assunto, pois o parecer da DPM é claro ao se referir que o caso é de competência do Executivo, mas garantiu que irá continuar se empenhando para que os aposentados não fiquem desamparados.

- Alaor Thomaz (PDT) – Falou que concorda com o Vereador Paulino, pois todos estão preocupados com a creche do Bairro Oriental, salientando a Luta da Secretária de Educação Eloísa Dreyer para que esta comunidade não fique desamparada, pois a mesma tentou de todas as maneiras que a creche da ACAPESU fosse para o bairro, mas infelizmente por se tratar de uma verba Federal especifica não foi possível. Por fim afirmou que quanto mais creches na cidade melhor educação as crianças terão, garantindo uma educação de qualidade. Sobre as promoções dos Professores Municipais disse acreditar que logo os mesmos serão contemplados com esse benefício. Ainda exaltou o orgulho de ser gaúcho, em referência a Semana Farroupilha.

- Gian Pedroso (PDT) – Recitou um texto em homenagem a Semana Farroupilha e ao povo gaúcho. Salientando que nosso Estado tem identidade própria. Também manifestou seu apoio a construção de uma nova creche no Bairro Oriental, lembrando que já fez uma Indicação no começo do ano pedindo ao executivo que seja adquirida uma área para a realização da obra. Agradeceu ao Prefeito pela atenção dispensada sobre o assunto, que recebeu os moradores do Bairro e está tentando achar uma solução para o caso.

- Anselmo Britzke (PDT) – Elogiou o Vereador Paulino pela participação na Comissão dos Aposentados, ressaltando que ele foi um guerreiro na luta pelos direitos dos mesmos. Garantiu que já tem um acordo com o Prefeito para que seja concedido um abono tanto para ativos como inativos agora no próximo dissídio. Ainda anunciou que o Prefeito tem um plano para este abono e deve ser divulgado nesta semana. Sobre a Eletrocar, se disse surpreso com o que foi vinculado na imprensa, pois a vinda de um técnico da ANEEL, já era uma das propostas da Carta de Intenções elaborada nesta casa para ajudar a empresa e nem todos os Vereadores assinaram na época. E que esta carta vem de encontro com o que os funcionários da empresa apresentaram como soluções na reunião realizada na última semana.

- Orion Albuquerque (PSDB) – Comentou também sobre a Carta de Intenções para ajudar a Eletrocar, e garantiu que o documento pode ter ressalvas em seus itens, assim cada Vereador que não concorda com algum item pode assinar manifestando sua opinião. Pediu ao Departamento de Esportes do Município maior empenho no término das obras de restauração do ginásio da ACAPESU. Ainda anunciou que foi empenhada pelo Governo uma emenda do Deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB) de R$ 250.000,00 para obras de pavimentação nos Bairros São Pedro e Nova Ouro Preto, verba esta que foi um pedido da Bancada do PSDB na Câmara. Também falou sobre a Creche da Oriental, e disse acreditar que se possa achar um espaço para a construção de uma nova creche.

- Fernando Sant’Anna de Moraes (PP) – Iniciou seu pronunciamento comentando que não assinou a Carta de Intenções da Eletrocar porque ouviu em um veículo de imprensa o Prefeito Municipal afirmando que não daria à atenção devida as sugestões dos Vereadores. Parabenizou a todos os gaúchos pela passagem da Semana Farroupilha, ressaltando que as vezes esquecemos da verdadeira origem desta data, lembrando como foi criada a Chama Crioula pelos grupo denominado Os Oito Bombachudos, que na época mesmo com algumas hostilidades acederam a Chama. Terminou pedindo que jamais nos esqueçamos de nossas origens.

- Estevão De Loreno (PP) – Comunicou que a solução para a Creche do Bairro Oriental se encontra nessa casa, pois existe um projeto de desafetação de área no local tramitando no Legislativo, e que se pode pedir ao Executivo que construa a nova creche neste local. Parabenizou a Secretária Eloisa Dreyer que se disponibilizou a vir até a Câmara para explanar sobre este Projeto. Sobre a Eletrocar, afirmou que esta Legislatura pode entrar para história do Município, ou como a que salvou a empresa ou a que enterrou a mesma. Para isso a solução tem que ser técnica. Reclamou que de 200 containers de lixo instalados na cidade, foi retirado justamente o da frente de sua casa. E alertou sobre a retirada dos mesmos, pois a aquisição destes contêineres foi um avanço para o Município.

- Clayton Pereira (PP) – Aproveitou o espaço na tribuna para falar sobre a colocação de quebra-molas na Rua Ipiranga esquina com Rua Padre Gusmão, pois o local é extremamente perigoso aonde vem acontecendo vários acidentes. Falando inclusive que o Diretor Municipal de Trânsito veio a esta casa e prometeu a colocação desses quebra-molas e depois durante um acidente no local afirmou a população que não prometeu nada.  Falou ainda sobre sua indicação sobre uma indicação ao executivo de sua autoria, que pede reparo nas paradas de ônibus da cidade, pois a mesmas estão num estado vergonhoso.

- Daniel Weber (PP) – Relatou sobre acidente ocorrido na RS-142 com um conhecido seu, que ao tentar desviar de um buraco acabou por capotar o seu veículo. Explicou que os Vereadores também estão preocupados com os buracos de nossa cidade, que estão horríveis, mas esta rodovia está em péssimas condições e também afeta nossa população que a usa diariamente. Pediu ao Secretário de Obras que de uma atenção a estrada de Pinheiro Marcado que em dias de chuva se encontra intransitável. Sobre a Eletrocar, fez uma ressalva contra a venda do prédio do Museu, que pertence a empresa, dando a ideia que a própria Prefeitura compre o prédio, assim não se corre o risco de qualquer outra empresa compra-lo e demolir um imóvel que já é histórico em nossa cidade. Salientou ainda que a Prefeitura é a maior devedora da Eletrocar, e isso já vem acontecendo a muitos anos. Criticou a atitude do Prefeito da cidade de Não-Me-Toque que antecipou a audiência com o Governador do Estado para tratar da RS-142 do dia 24 para o dia 18 de setembro, data essa que há uma Sessão Solene marcada em nosso município, inviabilizando assim a participação dos nossos Vereadores. Pediu ao Prefeito Municipal que dê uma atenção especial as Técnicas em Enfermagem dos Postos de Saúde, que se encontram assoberbadas, pedindo a contratação de mais profissionais e melhores condições de trabalho.

- Josir Antunes (PSD) – Falou também da situação da creche no Bairro Oriental, e afirmou que conhece o Prefeito a mais de 20 anos e acredita que ele encontrará uma solução para a população local. Comentou sobre o estado que se encontra o aceso ao Bairro Floresta, pois nas proximidades da baixada do CAIC existe lixo acumulado juntado vários animais que acabam espalhando o mesmo pelo local. Agradeceu de antemão ao Deputado Márcio Biolchi (PMDB) que garantiu que ira tentar a doação de um carro para a APASTA assim como conseguiu um para ACAPA.

Na ordem do dia foram deferidas 42 indicações e aprovados 22 requerimentos. Todos aprovados por unanimidade.

Os referidos Requerimentos e Indicações encontram-se na íntegra no site da Câmara Municipal de Carazinho

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×