Notícias

NOITE DE HOMENAGEM E CRÍTICAS A DECLARAÇÕES DA IMPRENSA

1 min atrás

Aconteceu na noite desta segunda-feira (27) a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carazinho, presidida por Otto Gerhardt (PT) e contando com a presença dos demais Vereadores, menos Erlei Viera (PSDB) licenciado por motivo de saúde, assumindo em seu lugar o Suplente Gilnei Jarré (PSDB), a Sessão foi marcada pela homenagem a Paloma Drum Schacht, que sagrou-se 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul e demonstrações de insatisfação da maioria do Vereadores por críticas recebidas em uma coluna de um jornal local.

Depois de lidos os trabalhos pelo Secretário Rudi Brombilla (PP), usaram da tribuna:

Vereador Anselmo Britzke (PDT) que prestou uma homenagem a Paloma pelo título conquistado, cumprimentou  a Patronagem do CTG Unidos pela Tradição Riograndense e os pais da jovem. Se disse orgulhoso como Vereador poder prestar esta homenagem, pois faz parte desta entidade. Afirmou ainda que qualquer homenagem prestada a 1ª Prenda será pequena frente a importância do título conquistado por ela. Parabenizou a todos integrantes do CTG pelo título inédito em nossa cidade. Paloma em seu discurso falou do orgulho de receber esse título, pois não representava apenas seu CTG ou nossa cidade e sim toda 7ª Região Tradicionalista. Declarou que foi um sonho realizado, resultado de muita dedicação, mas que a conquista não foi apenas sua e sim da entidade, de seus pais que lhe apoiaram e de toda a região tradicionalista. Agradeceu emocionada a homenagem do Legislativo.

No uso da Tribuna Livre foi concedido espaço para ONG Ariva, representada por Claudir Cardoso, que veio até a casa do povo para mostrar a preocupação com notícias vinculadas na imprensa nacional, que o Presídio Estadual de Passo Fundo teria suas obras recomeçadas. Segundo Claudir, este presídio vai largar todos os detritos no Rio da Várzea e estes acabarão caindo direto na unidade de captação de água da Corsan, que abastece a nossa cidade com água potável. Afirmou se construído irá condenar toda água consumida por nossa população. Falou ainda que a cidade vizinha de Passo Fundo está se mobilizando para que a construção tenha andamento, alertando que os Vereadores e Autoridades de nosso município precisam tomar alguma atitude. Deu a sugestão de que seja enviado ofício ao Governo do Estado pedindo maiores informações sobre esta construção, pois segundo ele, a obra não possui sequer licença ambiental. Salientou se as autoridades e comunidade unirem forças conseguiremos impedir a construção deste presidio nas margens do nosso Rio da Várzea. Aproveitando ainda solicitou que seja criado o Dia Municipal de Preservação do Rio da Várzea.

No Grande Expediente usaram da Tribuna os seguintes Vereadores:

Paulino de Moura (PTB) – Fez um pedido a Claudir Cardoso, para que envie a essa casa cópia das notificações efetuadas pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente aos prédios da cidade que também jogam detritos no Rio da Várzea, já que ele é Diretor de Meio Ambiente da atual Administração. Falou da importância do Projeto que não entrou na Pauta da Sessão. Pois salientou se for votado estarão descumprindo o Regimento Interno da casa, mas que devido à tamanha importância do PAC 2 e para que o prazo da vinda desta verba não seja perdido pelo Executivo ele será votado, mas espera que este episódio não se repita e que está votando para o bem da população. Explicou que cada vez que se pede uma documentação que falta em um projeto enviado para o Legislativo volta o prazo de sete dias para análise das comissões, pois o referido projeto foi enviado apenas com três folhas e que foi pedido para o executivo que enviasse a documentação completa. Sugeriu então que se colocasse em votação o projeto mesmo passando por cima do Regimento da casa.

Otto Gerhardt (PT) – Garantiu que será enviando um ofício ao Deputado Estadual Márcio Biolchi (PMDB), representante de nossa cidade na Assembleia Estadual, pedindo apoio para não construção do Presídio de Passo Fundo nas imediações do Rio da Várzea, nem que isso vire uma guerra entre os municípios, pois não existe uma explicação lógica para a instalação  de um presídio a 10 km  de Carazinho e a 35 km de Passo Fundo, pois falando em logística cada vez que houver uma remoção de um preso ele terá que percorrer 70 km para ida e volta. Salientou também que não deve ser por falta de área mais próxima a cidade vizinha que esta instalação esta sendo construída tão perto de nossa cidade. Comentou também sobre o Projeto que estava fora da pauta, salientando que o Executivo tem que respeitar o Regimento Interno desta casa.

Gian Pedroso (PDT) – Parabenizou a 1ª Prenda Paloma e a Patronagem do CTG Unidos pelo título conquistado, pois como tradicionalista sabe da grandeza deste titulo. Declarou que conhece muito bem o empenho desta entidade, onde  já atuou como professor de Chula. Salientando que Paloma representa a beleza da mulher gaúcha. Continuando comentou sobre sua visita a EMEI Padre Gildo, no Bairro Oriental, e que pediu uma reunião com o Prefeito para tentar resolver esta situação, que realmente a casa que se encontra a creche é pequena demais para atender 156 alunos. Falou de seu requerimento que parabeniza a ULBRA pela realização da 1ª AGROLOG, relatando que participou do evento e pode constatar a grandeza dele, e que com certeza ele só tende a crescer como o tempo.

Alaor Tomaz (PDT) – Começou relatando que aprendeu desde novo com seus pais que todos somos passageiros nesta vida, mas nosso trabalho não. Que esta noite abriria uma exceção em seus discursos e faria críticas, coisa que não costuma fazer em seus discursos. Falou de uma colunista de um jornal local, que mesmo sem estar a par do que acontece na casa, só sabe criticar. Aproveitou para elogiar os jornalistas que comparecem nas Sessões, e não ficam esperando  por informantes. Criticar por criticar não leva a nada afirmou. Sugeriu que esta colunista concorra a um cargo eletivo nas próximas eleições para ajudar a comunidade, não só criticando. Falou que está atitude esta virando perseguição, pois que pelo menos a referida colunista fale o motivo de tal atitude. Em aparte o Presidente Otto (PT) pediu para que os Vereadores que já sofreram algum tipo de perseguição desta colunista ficassem de pé, neste momento praticamente todos se levantaram. Mostrando a insatisfação geral dos Vereadores em relação às criticas recebidas.

Anselmo Britzke (PDT) – Solidarizou-se com o Vereador Alaor (PDT) pelo desabafo. Sugerindo também que a referida colunista candidate-se a um Cargo, para que sinta como é ser perseguido. E disse saber os motivos desta perseguição, pois o executivo economizou muito em gastos com publicidade este ano. Sugeriu que ela fale para o povo que ganha com os recursos conseguidos pelos Vereadores em suas viagens, que eles não devem ir atrás destes recursos. Salientou que nestas visitas fora do município já conseguiram como exemplo a vida da empresa Ludovico Tozzo para nossa cidade, trazendo empregos para a população.

Orion Albuquerque (PSDB) – Parabenizou Paloma pelo título conquistado, e também a Caixa Econômica Federal juntamente com o CDL, pela realização do Feirão da Casa Própria, dando a oportunidade de muitas pessoas realizarem o sonho de possuir um imóvel próprio. Convidou a População para a 5ª Conferência Municipal das Cidades que se realizará na próxima quarta-feira nas dependências da Câmara. Lamentou o falecimento de Roberto Civita, diretor editorial e presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, criador de várias revistas de renome e um homem que sempre lutou pela liberdade de imprensa em nosso país. Salientando a grande perda para todos que admiram o trabalho de um grande jornalista.

Gilnei Jarré (PSDB) – Parabenizou a Paloma e o CTG Unidos, pela bela representante. Comentou não saber por que chegaram em suas mãos números de gastos com publicidades da Administração passada. Nestes números constam gastos somente da Eletrocar na faixa de um milhão de reais em publicidade. E falando sobre as críticas que os atuais Vereadores vem recebendo, lembrou que na legislatura passada chamavam a referida colunista de 12º Vereadora desinformada. Afirmando que isso vem acontecendo porque quando não aparece dinheiro para publicidade aparecem críticas infundadas. Que é uma vergonha uma pessoa desinformada criticar as viagens dos Vereadores, mas não se lembra de tudo que estes trouxeram de verbas e empresas para a cidade. Que este valor em diárias é uma “merreca” perto do benefício para Carazinho. Para terminar ainda comentou que o dinheiro gasto pela administração passada em publicidade poderia ter sido usado para terminar obras de grande importância como a EMEI nova Planalto.

Fernando Sant’Anna (PP) – Respondeu às criticas da Ilustre colunista Nadja Hartmann quanto ao seu posicionamento sobre a possibilidade da vinda de médicos estrangeiros para atuar no interior de todo o país. Disse ele: “O modelo hoje, não é o ideal para a área da saúde, principalmente a saúde pública, a qual estamos referenciando.  E quero aqui frisar que não é por ser esposo de médica, irmão de médico, cunhado de médica, que fiz a defesa da classe. “A minha grande preocupação é com a qualidade de ensino e formação destes profissionais, que teriam que primeiramente passar pela revalidação de seus diplomas aqui no país, para provarem que possuem condições de bem exercerem a medicina.” Cabe ao governo redistribuir médicos, criar programas para os recém formados especialmente nas Universidades Federais bem como valorizar os profissionais locais, com melhores condições de trabalho e remuneração. Ressaltou ainda que como profissional da área da saúde e como vereador sempre defendeu e continuará defendendo o direito a saúde da população mais carente.

 

Daniel Weber (PP) – Falou de sua preocupação com as creches do município, que todos os Vereadores têm a mesma preocupação, mas nenhuma EMEI será fechada, a intenção é que sejam reformadas ou até construídas novas. Citou a EMEI Padre Gildo, que com a construção do Residencial Oriental, aumentou muito o número de crianças naquele bairro. E lançou um desafio ao Prefeito, já que ele conseguiu economizar uma boa quantia, poderia usar este dinheiro economizado para a construção de uma nova creche. Relatou também a visita que ele juntamente com outros vereadores fizeram a Secretária de Educação Eloisa Dreyer, que os recebeu muito bem e ainda deu a boa notícia que a EMEI Nova Planalto será terminada, pois esta em fase final de licitação para a contratação de empresa para o término da obra. Por final reclamou que o Posto de Saúde da Nova Planalto ainda continua sem uma linha telefônica.

Estevão De Loreno (PP) – Primeiramente agradeceu a Secretária de Educação Eloísa, pela receptividade e pela excelente notícia do término da EMEI Nova Planalto, pois em visita ao Município vizinho de Santo Antônio do Planalto foi juntamente com outros Vereadores conhecer esse modelo de creche em funcionamento e que ficou maravilhado com o que viu. Relatou que durante a visita ao Posto de Saúde da Nova Planalto tocou o celular da enfermeira que lá trabalha, era um cidadão marcando uma consulta, pois para não ficarem sem telefone os funcionários estão usando os seus particulares. Falou que novamente populares vieram reclamar sobre a falta de atendimento de saúde no interior do município. Para terminar relatou que em conversa com um proprietário de uma Empresa de Rádio de Passo Fundo, o mesmo se disse preocupado com a realização da Seara em um CTG, como teria sido divulgado, pelo perigo de um evento desse porte em um lugar fechado e que tem capacidade para aproximadamente 500 pessoas, que se não existe condições de se realizar esse ano que seja adiada para o próximo.

Eduardo Assis (PSD) – Solidarizou-se com o Vereador Alaor (PDT) em relação aos comentários e críticas recebidas da referida colunista, e mandou um aviso a ela: que deve mudar de informante, pois o mesmo anda passando informações erradas. Ressaltou que criticar por criticar não constrói nada, ainda mais mal informada. Aproveitou para parabenizar os jornalistas e imprensa presentes no local pela imparcialidade e seriedade de suas matérias.

 

Márcio Hoppen (PMDB) - Parabenizou Paloma e o seu CTG pelo título conquistado. Reiterou sua contrariedade ao turno único da prefeitura, mas tendo em visto os dados de economia apresentados pelo líder de governo, sugeriu que os mesmos fossem direcionados para a construção de uma nova creche no bairro oriental. Elogiou a equipe que atua na EMEI Padre Gildo que trabalha em condições precárias e mesmo assim faz um ótimo trabalho. Em relação ao PAC 2 menciona que brigou muito para que o mesmo se concretize pois considera de suma importância para a população e se houve erros na hora do envio do projeto, devemos dar um voto de confiança a comunidade, que seria a grande prejudicada. Por fim elogiou a equipe ESF Bairro Sassi pelo excelente atendimento recebido, em especial a Enfermeira Adriana e a Dra. Mariana.

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×