Sessão para esclarecer números da Eletrocar

Na noite de segunda-feira (25) a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, presidida por Otto Gerhardt (PT) e contando com a presença de todos os Vereadores menos Erlei Vieira (PSDB) afastado por problemas de saúde e assumindo em seu lugar o Suplente Gilnei Jarré (PSDB) teve como ponto forte a presença do Vice-Prefeito e Presidente da Eletrocar Élbio Esteve.

Élbio havia sido convocado para esclarecimentos sobre os números apresentados na imprensa, que seriam alarmantes, mas o que se viu depois da apresentação dos números e muitas perguntas dos Vereadores, inclusive a funcionários efetivos da empresa que acompanhavam o Presidente, foi que a empresa possui um endividamento e não uma dívida, como havia sido anunciado, pois os compromissos estão sendo pagos em dia. Ao ser questionado sobre a necessidade destes investimentos o Engenheiro Cláudio Quadros foi categórico em afirmar eram estritamente necessários ou a cidade poderá sofrer apagões por falta de energia.

Agora os Vereadores esperam a presença do Ex-presidente da Empresa Albano Keyser que também foi convocado pelo Legislativo para prestar esclarecimentos sobre a questão, o que devera ocorrer na próxima segunda-feira. Além de justificar investimentos, terá que explicar algumas duvidas dos vereadores da atual situação, como uso de diárias e gastos com publicidade.

Outro ponto alto da sessão foi a presença de grande público que exerceu do seu direito de se manifestar, como consta no regimento interno da casa. Dividiram-se em aplausos e vaias, diante de um assunto tão polemico.

Segundo o Presidente Otto (PT), a manifestação do público presente, através de vaias e ofensas aos Vereadores foi lamentável, pois o próprio nunca havia visto um episódio assim, e que não esperava tal comportamento, principalmente por funcionários públicos. Afirmou ainda que se isso ocorrer novamente será obrigado a alterar o Regimento Interno da casa que trata do assunto.

Outro assunto polêmico da noite foi a rejeição por unanimidade do veto do Executivo Municipal a emenda no Projeto do Estacionamento Rotativo Pago.

Na noite ainda o Colégio La Salle foi homenageado pelos seus 76 anos de atividades em Carazinho, por indicação do Vereador Alaor Tomaz, que faz parte do corpo docente da escola. Quem recebeu a homenagem e usou da tribuna para agradecer foi o Irmão Jorge Alexandre Bieluczyk, Diretor da Escola.