Notícias

APROVADO AUMENTO DE 6% PARA FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS

1 min atrás

 

Na noite de segunda-feira (28) foi realizada a última sessão Ordinária antes do recesso Legislativo, presidida por Otto Gerhardt e contando com a presença dos demais Vereadores. A reunião foi marcada pela votação do aumento de salário para o funcionalismo público e pela homenagem  Escola Educacional Trianon, indicação do vereador Rudi Brombila (PP), o presidente da Escola Darci Guimarães, atletas e familiares compareceram para receber a distinção pelo trabalho realizado na comunidade desde 1981.

 

Entre os trabalhos foram apresentados 35 Indicações e 20 Requerimentos. Todos aprovados por unanimidade;

Foram aprovados por unanimidade todos os projetos, inclusive o abono salarial de R$ 856,72 aos Agentes Comunitários de Saúde,  o aumento de vencimentos e subsídios dos servidores municipais, de 6%, a contar de 1° de janeiro de 2013.  Com os Vereadores Paulino de Moura e Daniel Weber, lamentaram que o  aumento de 8% firmado pela antiga administração e encaminhado a Câmara tenha sido baixado para 6%, pois entendem que os servidores mereçam uma melhor remuneração.

 

Projetos Aprovados:

 

→ Projeto de Lei 003/2013 - Autoria Executivo Municipal - EMENTA: Concede abono salarial aos Agentes comunitários de Saúde, vinculados à equipe de Estratégia de Saúde da Família;

→ Projeto de Lei 004/2013 - Autoria Executivo Municipal - EMENTA: Autoriza o Poder Legislativo a transferir bens do patrimônio;

 → Projeto de Lei 005/2013 - Autoria Executivo Municipal  - EMENTA: Concede revisão geral anual para os vencimentos e subsídios dos servidores municipais;

No Grande Expediente usaram da tribuna os Vereadores:

 

Paulino de Moura (PTB) defendeu um pedido de informações de quanto foi gasto pela gestão municipal anterior com a imprensa, e que depois dessa iniciativa não tem obtido espaço para conceder entrevistas. Também informou que o deputado Jurandir Maciel, virá a Carazinho no dia 18 de fevereiro para uma audiência pública sobre saúde.


Anselmo Britzke (PDT), primeiramente saudou os integrantes do Trianon pelo trabalho que desenvolvem com as crianças há 32 anos, julgando merecida a homenagem recebida durante a Sessão. Apresentou aos vereadores um relatório dos trabalhos realizados pela Secretaria de Obras nas estradas do interior nestes poucos dias de governo e apenas com uma patrola em funcionamento. Relacionou ainda, atividades que serão desenvolvidas nas praças, como limpeza e manutenção. Elogiou o rodeio internacional realizado em Lagoa Vermelha no último final de semana, sugerindo que sirva como exemplo para Carazinho pela organização e sucesso.


Alaor Tomaz (PDT) manifestou sua tristeza pela tragédia em Santa Maria, e sugeriu que Carazinho tenha um espaço urbano para a demanda de jovens em suas horas de lazer, de maneira que não fiquem pelas vias públicas, provocando situações de perturbação do sossego. 


Gian Pedroso (PDT) iniciou seu pronunciamento cumprimentando o Secretário de Obras do município pelos trabalhos que estão sendo realizados nas estradas do interior, já que na sessão anterior fez uma indicação solicitando atenção especial a estas estradas em razão da proximidade do escoamento da safra agrícola. Gian falou também com relação a tragédia ocorrida em Santa Maria, em uma casa de shows, lamentando o ocorrido, oportunidade em que relatou também sua preocupação constante neste sentido enquanto foi proprietário de um estabelecimento do mesmo ramo. Pelo fato de trabalhar nesta área, na promoção de festas e eventos, disse que vai sempre apoiar as ações para que em Carazinho haja fiscalização quanto a segurança nestes locais.


Orion Albuquerque (PSDB) disse que pensou em declinar de usar a tribuna no espaço do Grande Expediente, por estar ainda transtornado com o drama de Santa Maria, mas o fez para falar como pai de uma adolescente assim como tantas que morreram na tragédia da madrugada do último domingo. Falou da abordagem da Rádio Gazeta ao assunto, quando acompanhou entrevista de Gelson De Carli, da Bier Site, sobre o cuidado que a casa dá para a segurança. “Também, como o Gian, fui proprietário de uma casa noturna, e hoje precisamos fiscalizar casas de shows, eventos, CTGs, estar de olho, cobrando”.


Erlei Vieira (PSDB) defendeu que os vereadores tenham liberdade para viajar, pois segundo ele “Carazinho para Porto Alegre não é nada, e vereador que não viaja não traz nada para sua cidade”.  Falou dos benefícios que trouxe para cidade em seu mandato, a partir de viagens realizadas, e comunicou que mesmo sem diária ira viajar para fiscalizar clínicas de tratamento de dependentes químicos que poderão firmar convênio com a Prefeitura. Também reclamou da perturbação do sossego dos moradores do bairro Boa Vista, próximo da estação rodoviária, devido a grande concentração de grupos formados por jovens nos finais de semana.

 

Estevão De Loreno (PP), também mencionou a tragédia em Santa Maria, e que ouvindo a Rádio Gazeta enquanto ia para a câmara, ficou satisfeito em saber que tanto a fiscalização do corpo de bombeiros quanto os estabelecimentos de lazer são devidamente fiscalizados para que estejam de acordo com a lei. “Pelo que ouvi, acredito que em Carazinho a situação seja diferente de Santa Maria”, declarou. O progressista ainda falou do projeto do estacionamento rotativo que está tramitando na casa, para o qual os colegas Alaor Tomaz e Eduardo Assis vão buscar subsídios em cidades da serra gaúcha.

Eduardo Assis (PSD). Discursou sobre a viagem que será realizada nos dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro a Lajeado, Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul para tirar informações sobre o estacionamento rotativo pago terceirizado. Solidarizou-se com as vítimas da boate Kiss de Santa Maria e reforçou que no retorno do recesso parlamentar será realizada uma reunião com todos os proprietários de casas de shows, boates e afins para verificarem um modo de fiscalização conjunto. Leu um trecho enviado pelo ex-comandante da corporação dos Bombeiros de Carazinho, Tenente Alceno Silveira, o qual com vasto conhecimento discerniu sobre como é realizado as fiscalizações e como são concedidos os alvarás de licenciamento, segue abaixo o texto: A tragédia acontecida em Santa Maria me deixa uma certa preocupação no ar eu como ex-membro do Corpo de Bombeiros do RS, vejo o quanto é necessário dar poder cada vez maior para que os Bombeiros tenham a autonomia suficiente para impedir que não se criem barreiras nos projetos de prevenção onde muitas vezes impera o poder econômico e politico deixando de lado a segurança e as vidas das pessoas que ali frequenta aquele estabelecimento que por tese se diz seguro. Espero que os locais de qualquer evento em Carazinho e em todo o RS pautem pela real capacidade de publico em seus eventos e não ao interesse financeiro ao qual o evento venha a proporcionar, fica aqui a minha GRANDE PREOCUPAÇÃO?


O presidente da câmara, Otto Gerhardt (PT) manifestou satisfação pelo fato de o plenário estar lotado, e atribuiu isso ao fato de a câmara ter deixado de ser um lugar de “baixaria”. Segundo ele, todos hoje deixaram de ser apenas as bandeiras políticas que representam, em prol do município. Também anunciou que depois do recesso a câmara vai estar mais próxima dos bairros, com os trabalhos do Legislativo sendo levados às comunidades. O petista informou ainda que vai buscar a moralização das diárias, de forma que possam sobrar mais recursos públicos para Carazinho. Houve dois apartes na fala do presidente: Erlei Vieira esclareceu que era da legislação passada, e que não contribuiu para as brigas na casa, e Paulino de Moura esclareceu que no caso de sobrarem recursos, será o Executivo o responsável pela sua destinação.

 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×