Notícias

TERCEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DO ANO

1 min atrás

 

Na noite de segunda-feira (21) foi realizada no Plenário da Câmara Municipal mais uma Sessão Ordinária. Presidida pelo Vereador Otto Gherhardt (PT), não contando apenas com o Vereador Erlei Vieira que estava de Atestado Médico e o seu suplente não se encontrava na cidade.

A Sessão transcorreu na normalidade,  todos projetos foram votados em bloco e aprovados por unanimidade, tendo como destaque o projeto do Vereador Rudi Brombilla (PP) que inclui um artigo no Código de Posturas do Município que “proíbe que na forma de panfleto avulsos, impressos ou não, sejam colados ou fixados nos passeios públicos”.

Entre os trabalhos foram apresentados 44 Indicações e 20 Requerimentos. Todos aprovados por unanimidade; e os seguintes Projetos:

→ Projeto de Lei 001/2013 - Autoria Mesa Diretora - EMENTA: Autoriza a contratação de um auxiliar legislativo, por motivo de interesse público;

 → Projeto de Lei Complementar 001/2013 - Autoria Vereador Rudi Brombilla - EMENTA: Inclui no Art. 140, capítulo XXI do Código de Posturas. A letra “h” conforme Lei Complementar Nº 03/85;

→ Projeto de Lei 002/2013 - Autoria Mesa Diretora - EMENTA: Autoriza a contratação de uma faxineira, por motivo de interesse público;

→ Projeto de Lei Complementar 002/2013 – Autoria: Executivo Municipal - EMENTA: Autoriza abertura de Crédito Especial no Orçamento 2013;

→ Projeto de Lei 004/2013 - Autoria Mesa Diretora - EMENTA: Institui Vale-Alimentação aos Servidores Ativos da Câmara Municipal;

No Grande Expediente fizeram uso da palavra os Vereadores:

Anselmo Britzke (PDT) se pronunciou em plenário a respeito do esclarecimento quanto a mudança do ambulatório da Av. São Bento para a Av. Pátria, que certamente proporcionará melhorias no atendimento para a população. Justificou ainda o pedido para mudança de uma parada de ônibus em frente a um estabelecimento comercial que em razão disso estaria dificultando o acesso dos clientes e também em virtude da onda de assaltos, já que nunca se sabe se a parada esta servindo apenas para o fim para o qual existe ou para disfarçar a ação de vândalos e marginais.

Alaor Tomaz (PDT) apresentou algumas indicações e requerimentos,destaque para a manifestação sobre a realidade do futebol Amador em Carazinho e a necessidade urgente de se dar uma atenção especial para essa atividade. Destacou que é lamentável que nos últimos anos muitas equipes encerraram suas atividades, especialmente da 2ª divisão, por falta de competições e incentivos. Salientou também que o choque de gestão na saúde já começou, mas é fundamental dar seguimento no processo, para que as soluções na área da saúde comecem a beneficiar nos cidadãos Carazinhenses, pois somos sabedores das inúmeras dificuldades enfrentadas pelo nosso povo.

Orion Albuquerque (PSDB), contou sobre encontro com representantes da ADEMC - ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES MULTIPLOS DE CARAZINHO, e das necessidades da entidade. Também falou da motivação que tem percebido nos secretários do governo municipal com quem tem conversado, e do quanto isso também acaba refletindo nos vereadores da situação. O vereador também falou do seu requerimento para que seja criado no site da câmara de vereadores um Link do site da prefeitura municipal, e enviado oficio ao Executivo propondo a criação, no site da prefeitura, de um link de acesso ao site da câmara. O objetivo é “agilizar a procura dos internautas e mostrar a interatividade entre os poderes”.

Daniel Weber (PP), falou sobre o CAPS, e a sua importância de permanecer aberto funcionando mesmo durante o período de reforma e adequação. Aproveitou o momento para homenagear o Presidente reeleito do Sindicato Rural de Carazinho Carlos Eduardo Sheibe. Colocou-se também solidário a luta das agentes de saúde de Carazinho em prol de sua gratificação que é sempre recebida em janeiro.

Eduardo Assis (PSD), falou na tribuna sobre a indicação que fez nessa sessão sobre o cumprimento da lei que rege para colocação de divisórias nos caixas eletrônicos dos bancos sendo que dessa maneira evitaria muito as chamadas saidinhas de bancos, sobre segurança publica, após dar os parabéns para a brigada militar e policia civil, relatou alguns fatos solicitando que o vídeo monitoramento deverá ser restabelecido imediatamente e mostrou  que nosso efetivo da segurança, tanto militar como civil, por ser uma cidade polo deveria ter mais efetivo policial para a segurança da população, comércio, cidade e interior em geral.

Rudi Brombila (PP), destacou na tribuna o projeto de Lei  de sua autoria que Inclui  no Art. 140, capitulo  XXI do Código de Posturas  que proíbe a fixação de panfletos, cartazes nos passeios públicos, indicação ao Executivo solicitando limpeza de terrenos baldios e outras providencias, indicação para estudos da viabilidade  e abertura de canteiro  central junto a Av. Flores da Cunha em frente a empresa Hélios Coletivos e Cargas, requerimento de aplauso a Ilse  Ana Piva Paim e ACIC – Associação comercial e Industrial de Carazinho e requerimento a Mesa Diretora para que o Legislativo preste homenagem ao Trianon –  Escola Educacional  na reunião  ordinária do Dia 28/01/2013.

Fernando Sant’Anna de Moraes (PP) Na tribuna,  ressaltou a importância das indicações que fez quanto às melhorias de extrema necessidade no interior do município, mais precisamente na localidade de Pinheiro Marcado. Mencionou que tais regiões encontraram-se lamentavelmente esquecidas pelo poder público na gestão passada, sendo de fundamental importância a valorização das pessoas que ali residem, uma vez que atuam fortemente na agricultura, uma das principais fontes de renda do município e estes homens e mulheres do campo fazem disso seu orgulho, sua paixão, mesmo com a dura realidade de quem trabalha na terra, sabendo que nem tudo que se planta, colhe. Finalizou dizendo: “Não tenho a ânsia de ser o melhor, mas que a administração pública – e quando eu falo de administração pública me refiro ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo caminhando juntos – seja a melhor”.

Marcio Hoppen (PMDB) agradeceu a presença   da comunidade ao Etelvino a Josélia que fazem  parte da corporação da   polícia civil, e ao empresário Déio pois o mesmo estava de aniversário. Falou sobre a limpeza nos bairros, e que está na hora de por a mão na massa, pois a vida precisa melhorar, devemos falar com o secretário Passarinho, devemos cobrar  quando tem que cobrar ,e agradecer quando assim for. Agradeceu a todos.

 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×